DETRAN

Pais devem ficar atentos na hora de contratar transporte escolar

O transporte escolar privado é uma alternativa para muitos responsáveis

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/01/2020 às 16:42
Reprodução/Blog de Jamildo
FOTO: Reprodução/Blog de Jamildo

No mês de janeiro, os pais e responsáveis por crianças e adolescentes se veem preocupado com uma série de compromissos. Matrícula, compra do material escolar e a preocupação com o deslocamento de casa até o colégio, costumam ser uma dessas questões. Para este último caso, o transporte escolar privado é uma alternativa para muitos pais e responsáveis.

O diretor de atendimento do Detran Pernambuco, coronel Felipe, dá as orientações para quem desejar contratar o serviço. “Eles devem atentar primeiro para a questão da base legal, verificar todas as condições para aprovação da inspeção de transporte escolar. O cidadão que faz uso do transporte escolar, seja através do seu filho, tem que atentar para essas questões”, alertou.

No site do Detran, os responsáveis podem ter acesso aos veículos legalizados.

Vistoria

Para garantir a legalidade do transporte escolar, o Detran realiza, semestralmente, uma fiscalização. “O Detran está em fase de vistoria. Começamos a vistoria por terminação de placa. Verificamos se os equipamentos obrigatórios estão em ordem, pintura de faixa horizontal de cor amarela com o nome ‘escolar’ em preto”, detalhou.

Além de constatar que o veículo é legal, o Detran orienta que os pais se certifiquem que o serviço conta com um profissional responsável para supervisionar as crianças. Elas devem ser orientadas a permanecer sentadas no veículo, usar sempre o cinto de segurança e não conversar com o motorista.