Vídeo

Coronavírus: brasileiros em Wuhan pedem a Bolsonaro para sair da China

Em vídeo publicado neste domingo, um grupo de brasileiros que está na cidade em que houve o epicentro do surto lê uma carta aberta pedindo para sair da China

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 02/02/2020 às 9:20
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Em vídeo publicado neste domingo (2) no Youtube, um grupo de brasileiros que são residentes em Wuhan, na província chinesa de Hubei - local do epicentro do coronavírus - pedem ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo para serem retirados do local, assim como outros cidadãos do mundo que foram retirados por seus respectivos países de origem.

"Nós somos homens, mulheres e crianças de vários estados e regiões do Brasil. Estudantes e trabalhadores, indivíduos e famílias de brasileiros na China", afirma um dos brasileiros na gravação.

Leia também: OMS confirma 11.953 casos de coronavírus em todo o mundo

Coronavírus: Brasil registra 16 casos suspeitos; um deles no Nordeste

"No momento em que essa carta está sendo escrita, não há, entre nós, quaisquer casos de contaminação comprovada ou até mesmo sintomas de infecção por coronavírus", diz outro. Eles afirmam ainda que outros países, como Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Itália e França já retiraram seus cidadãos por via aérea e que o governo chinês está aberto para essas retiradas e que não impedimento oficial da China para esse tipo de ação.

O governo brasileiro não comentou o vídeo. Até agora, Bolsonaro tem descartado a possibilidade de retirar os brasileiros de lá, alegando dificuldade no processo.

Confira o vídeo: