Crimes

Entenda a diferença entre racismo e injúria racial

Comissão de igualdade racial da OAB Pernambuco dá orientações sobre como proceder diante desses crimes

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 07/02/2020 às 10:35
Wellignton Lima/ JC Imagem
FOTO: Wellignton Lima/ JC Imagem

Injúria racial e racismo são crimes que estão relacionados às características físicas das pessoas ou de um grupo. Uma situação que aconteceu em um cartório no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, onde um escriturário, um funcionário do órgão público, relatou que foi agredido por um cliente por causa de suas características físicas.

Essa vítima procurou a delegacia e registrou o caso. A advogada e vice-presidente da comissão de igualdade racial da OAB, Manuela Alves, explica a diferença nos dois crimes. “A injúria racial já é um tipo de racismo, quando a gente fala de racismo, a gente fala de crimes que estão mais abertos a coletividade. Injúria racial a gente direciona aquela ofensa, a subjetividade de alguém a uma pessoa. Então significa que é mais individualizado”, afirmou.

Ela também explica como a pessoa deve proceder. “No caso de acontecer algum crime de racismo, e aí essa agressão pode se dar verbalmente ou de várias formas, se ficar configurado uma discriminação em virtude da raça, a pessoa precisa necessariamente ir à delegacia. A gente sabe que o racismo infelizmente é um crime de difícil comprovação. Então, quem sofre racismo, tem que ser estratégico. Veja se tem alguma câmera, se tem testemunhas para anotar quem são para depois poder dar depoimento."

A comissão de igualdade racial da OAB orienta pessoas sobre esses casos.

Confira a reportagem de Juliana Oliveira: