INFECÇÃO

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

O paciente testou positivo para o vírus nessa terça-feira (25) e o exame de contraprova confirmou a infecção pelo novo coronavírus

Da redação com a Agência Brasil
Da redação com a Agência Brasil
Publicado em 26/02/2020 às 11:49
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. Após testar positivo para o vírus causador da doença (Covid-19) nessa terça-feira (25), o exame de contraprova confirmou a infecção pelo vírus do homem de 61 anos, que chegou da Itália na sexta-feira (21). Após a confirmação, o brasileiro torna-se oficialmente o primeiro caso da infecção do coronavírus no Brasil e também na América do Sul.

O caso

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em uma situação de um país tropical, em pleno verão. Como vai ser o padrão de comportamento deste vírus, que é novo e tanto pode manter o mesmo padrão de comportamento de transmissão que apresentou no hemisfério Norte, onde, nesta época, está fazendo frio”, disse hoje o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Na última sexta-feira, as autoridades italianas notificaram nove óbitos, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países onde a doença está se espalhando e há risco de infecção.

Primeiro caso suspeito em Pernambuco

Nesta terça-feira (25), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus em Pernambuco. A suspeita surgiu após uma passageira do voo 6954, da Companhia Azul, que partiu de Guarulhos (SP) para o Recife, apresentar sintomas similares aos do novo coronavírus. Se o quadro for confirmado, será o primeiro caso da doença no Estado. Até o momento, a mulher ainda não teve o nome, a nacionalidade e a idade reveladas. Segundo informações da Companhia Azul, ela foi retirada da aeronave e examinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que a encaminhou para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.