NOTÍCIAS FALSAS

Circulação de fake news sobre coronavírus preocupa população do interior de PE

Após a confirmação dos casos suspeitos em Pernambuco, população de Pesqueira e Arcoverde tem recebido notícias falsas sobre o coronavírus

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 28/02/2020 às 11:48
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Notícias falsas sobre o novo coronavírus estão circulando nas redes sociais e levando medo para a população do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Na cidade de Pesqueira, circula uma nota afirmando que o secretário de Saúde do município estaria convocando a população para comparecer ao hospital em caso de febre. A nota, de conteúdo falso, afirma que uma turista que esteve no município teria tido contato com um paciente que está em investigação de uma possível infecção do coronavírus.

De acordo com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o conteúdo divulgado nas redes sociais não condiz com a situação epidemiológica de Pernambuco. De acordo com um comunicado emitido pela SES-PE, os casos que estão sendo investigados no país e no estado não possuem nenhum vínculo com o município de Pesqueira.

Arcoverde

Já na cidade de Arcoverde, outra fake news circulava nos grupos de Whatsapp dizendo que duas pessoas do município estiveram recentemente na Itália e chegaram na última terça-feira (25). Elas teriam desembarcado no Recife, no mesmo vôo do primeiro caso suspeito. A falsa notícia afirmava ainda que as autoridades públicas estavam cientes e monitorando os dois casos de Arcoverde. Em nota, a Secretaria de Saúde do município enfatizou que, até o momento, não há nenhum caso ou suspeita do novo coronavírus na cidade.

Casos suspeitos no Brasil