COMBATE

Passageiros encontram ônibus vazios por conta do coronavírus

O Governo de Pernambuco proibiu aglomeração em ônibus e terminais da RMR

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/03/2020 às 13:46
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Quem precisou utilizar os terminais de ônibus da Região Metropolitana do Recife, nesta quinta-feira (26), encontrou locais mais tranquilos e seguindo as recomendações das autoridades de saúde para tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Foi assim na PE-15, em Olinda. O terminal costuma ficar lotado e às 7h15 a movimentação era pequena. Na fila só alguns passageiros e alguns policiais militares para evitar qualquer tipo de aglomeração.

Dentro dos ônibus, havia cadeiras sobrando. Quem embarcou pode até escolher onde sentar. Na linha que faz o trajeto do terminal até o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, apenas seis pessoas embarcaram. Situação bem diferente da vivenciada em dias normais, quando os ônibus saem lotados. Durante o trajeto, o volume de passageiros também não mudou, já que as paradas estavam praticamente vazias e poucos passageiros pegaram o coletivo.

Respeitar a distância entre os passageiros é uma das medidas para evitar a transmissão do coronavírus.

O motorista que faz a linha PE-15/Boa Viagem afirma que o trajeto dura, em média, duas horas. Atualmente, com as vias livres e com poucas paradas para embarque e desembarque, o caminho tem sido percorrido num tempo médio de uma hora e dez minutos. Bom para o passageiro, que só assim consegue passar menos tempo no transporte público.

A diarista Mariluce Neves tem saído de casa apenas para trabalhar. Já que sua única opção é pegar ônibus, ela ficou mais tranquila com o fato de os veículos circularem com menos gente. “Tem mais lugar para gente sentar e é melhor um distante do outro”, disse.

Isolamento

As autoridades de saúde defendem que o isolamento é a melhor estratégia para evitar a propagação do novo coronavírus, que é altamente contagioso. O recomendável é ficar a uma distância mínima de 1,5 m. Em Pernambuco, o Governo do Estado decretou o fechamento do comércio, dos shoppings, salões de beleza, entre outros serviços, e pede que a população sai de casa apenas em casos de extrema necessidade.

Na terça-feira (24), o Governo de Pernambuco publicou uma portaria extraordinária determinando a circulação de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) com passageiros preferencialmente sentados e proibindo a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados, em concordância com ações restritivas decretadas pelo Executivo estadual nos últimos dias.