AJUDA

Senai realiza manutenção de respiradores usados no tratamento da Covid-19

Em todo o Brasil, devem ser recuperados cerca de 3,6 mil respiradores

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/04/2020 às 17:03
Reprodução/ iStock
FOTO: Reprodução/ iStock

Um dos maiores desafios do sistema de saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19 é disponibilizar respiradores mecânicos para todos os pacientes com sintomas mais graves. Para contribuir com essa causa, a campanha “Mais Manutenção de Respiradores” vai realizar o conserto de cerca de 3,6 mil equipamentos que estão em desuso, em todo o país. A iniciativa é promovida pelo Senai Nacional, em parceria com indústrias e governo federal.

De acordo com o gerente de consultoria do Senai Pernambuco, Oziel Alves, o trabalho vai começar pelos aparelhos provenientes das unidades públicas de saúde.

A estimativa é que cada equipamento recuperado atende até dez pessoas. Segundo o gerente, no Senai Pernambuco, docentes das áreas de eletrônica, mecânica e calibração de instrumentos vão fazer a manutenção.

Como solicitar o serviço

As atividades de recebimento e análise dos respiradores danificados começaram nesta quarta-feira (1). Oziel Alves afirma que ainda não é possível informar com precisão quantos itens vão ser recuperados. Os estabelecimentos de saúde que precisarem do serviço podem entrar em contato com o Senai Pernambuco pelo e-mail [email protected].