vacinação

Vacinação contra gripe será retomada no Recife nesta quinta-feira (2)

Após suspensão temporária da imunização, a Secretaria de Saúde do Recife recebeu 35 mil doses da vacina para dar continuidade à campanha

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/04/2020 às 21:33
Alexandre Gondim/ JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem

A Prefeitura do Recife retoma nesta quinta-feira (2), a vacinação contra a gripe. As doses serão aplicadas após a Secretaria de Saúde (Sesau) ter recebido 35 mil doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A imunização foi suspensa na terça-feira (31) por falta de doses para ampliar a imunização. Com esse quantitativo, a Sesau do Recife poderá abrir três pontos para imunização dos idosos em esquema de drive thru e dará continuidade à vacinação dos profissionais de saúde em cerca de 150 unidades de saúde.

Os três postos em esquema de drive thru, em que a população com mais de 60 anos não precisa descer do veículo para receber a dose, são no Shopping Rio Mar, no Pina (em frente ao Diagmax); Shopping Recife, em Boa Viagem (entrada pela Rua Padre Carapuceiro), e Avenida Abdias de Carvalho, n° 1.932, na San Martin (na altura da entrada da Chesf). A vacinação acontece das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, não haverá outros postos volantes, como escolas, clubes e associações de moradores, até o Ministério da Saúde enviar doses suficientes. Nos próximos dias, deverão ser enviadas mais doses para garantir a vacinação do restante do público-alvo desta primeira etapa. Já os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados apenas nas unidades de saúde do Recife.

Outras etapas

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram filho há até 45 dias, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.