SEMANA SANTA

Ouça a missa do Domingo de Ramos celebrada por Dom Fernando Saburido

Sem a presença dos fiéis por causa do novo coronavírus, a missa foi transmitida ao vivo pela Rádio Jornal

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 05/04/2020 às 11:15
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Seguindo as recomendações de isolamento social como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus (covid-19), a tradicional missa do Domingo de Ramos foi celebrada sem a presença dos fiéis na Catedral da Sé, em Olinda. O ato litúrgico que marca o início da Semana Santa foi conduzido pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e foi transmitido na íntegra pela Rádio Jornal (FM 90.3, site da Rádio Jornal e aplicativo da Rádio Jornal).

Missa do Domingo de Ramos:

Já a tradicional procissão no Domingo de Ramos que antecede a Páscoa não vai acontecer. No entanto, mesmo sem o público presencial, toda a programação será mantida com o auxílio da tecnologia neste período.

Programação da Semana Santa

Na sexta-feira (3), a Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou a programação da Semana Santa. Em decorrência do novo coronavírus, as celebrações reunirão o mínimo de pessoas possível, contando apenas com as equipes de liturgia e de comunicação. As paróquias vêm transmitindo as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais.

Dia 9 – Dom Fernando preside a celebração da Quinta-feira Santa, às 17h, com o rito do Lava-pés.

Dia 10 – Na Sexta-feira da Paixão, dom Fernando preside a liturgia da Paixão e Morte de Jesus, às 15h. Ao final da liturgia, a imagem do Senhor Morto sai, solitária, em carro aberto (não haverá procissão de fiéis em obediência às orientações dos órgãos de saúde).

Dia 11 – No Sábado de Aleluia, o arcebispo preside, às 20h, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas.

Dia 12 – No Domingo de Páscoa, dom Fernando preside a missa de Páscoa, às 9h.