COVID-19

Nova central de regulação de leitos aumenta capacidade de atendimento em PE

A necessidade de ampliação surgiu após o aumento em 316% no número de internações por coronavírus no último mês

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 23/04/2020 às 14:45
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Em meio aos impactos do novo coronavírus e o consequente aumento de mais de 300% no número de internações no estado, a nova central de regulação de leitos inaugurada nesta quinta-feira (23) foi montada em um dos auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco, localizado em Olinda, no Grande Recife. A necessidade de ampliação veio após o aumento da demanda causada pela covid-19.

De acordo com o secretário executivo de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, Giliade Coelho Neto, nos últimos 30 dias, as solicitações de internamento em todo estado aumentaram exponencialmente.

"Nós abrimos 327 leitos de UTI no último mês. Esses leitos foram rapidamente preenchidos e hoje estamos com 98% da nossa capacidade ocupada. Vamos abrir mais 400 leitos até o final de maio, mas a situação realmente é muito grave. Fazíamos 20 internações por dia para pacientes com suspeita de coronavírus. Agora estamos fazendo 65 internações por dia. O número de internação triplicou no último mês, mesmo com as medidas de isolamento social que ajudaram para que o número não fosse ainda maior", disse.

Com as medidas tomadas pelo governo estadual, a capacidade de atendimento dobrou. 141 novos profissionais foram contratados, entre eles, 63 médicos e 64 enfermeiros, além de 14 pessoas para realizarem teleatendimento. Segundo o secretário, com a equipe reforçada, a partir desta quinta-feira, a central de regulação passa a funcionar com 230 profissionais.

"Estamos dobrando nossa equipe porque o número de ligação dos médicos aumentaram muito. Basicamente, o médico que está no serviço de urgência liga para o nosso 0800, vai ser atendido primeiramente por uma atendente de call center, que faz o cadastro desse médico e passa para a nossa bancada médica. Eles conversam sobre o caso, definem qual o melhor tratamento para o paciente e passa para o nosso time de enfermeiros para acompanhar a saída do paciente para o local que ele vai ser transferido", detalhou o secretário Giliade Coelho Neto.

Central de leitos

A central de leitos é responsável por definir o encaminhamento de pacientes aos leitos de UTI e enfermarias vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, Pernambuco conta com 327 novos leitos de UTI para casos suspeitos e confirmados da covid-19. Cerca de 98% deles já estão ocupados, enquanto outros 346 leitos de enfermaria já estão com 79% de ocupação.