SOLIDARIEDADE

Atitude Cidadã: HCP precisa de doações para garantir atendimento oncológico

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma das instituições beneficiadas pela campanha Atitude Cidadã - Está em suas mãos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/05/2020 às 14:31
Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

Mesmo com a pandemia do coronavírus o tratamento do paciente com câncer não pode parar. O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) reforça para a sociedade que continua realizando os atendimentos oncológicos na instituição. Para continuar atendendo, o HCP está seguindo as orientações dos governos estadual, municipal e de vários órgãos de saúde, incluindo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. O HCP é uma das instituições beneficiadas pela campanha Atitude Cidadã - Está em nossas mãos, projeto da Rádio Jornal, em parceria com o Instituto JCPM.

Por conta da pandemia, foram necessárias adaptações nos serviços oferecidos na instituição. No HCP, foram reforçadas as medidas de higiene e limpeza, incluindo o aumento dos dispensadores de álcool. Os pacientes estão recebendo máscaras de pano e sendo orientados a irem ao hospital com apenas um acompanhante. Eles não podem apresentar sintomas gripais e devem respeitar o distanciamento mínimo.

De acordo com a gerente de captação de recursos e doações, Juliane Carvalho, todos esses cuidados aumentaram os custos do HCP no momento em que as doações foram reduzidas.

Grande parte dos pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco são do interior. O serviço social do HCP realizou contato com as prefeituras para que continuem disponibilizando transporte e não interrompam o tratamento.

Serviços

Na instituição, estão mantidos os tratamentos oncológicos, incluindo as consultas e as sessões de quimioterapia e radioterapia. Cirurgias oncológicas estão confirmadas. As cirurgias não oncológicas, como plásticas e reconstruções, estão suspensas. O hospital entrará em contato para fazer as devidas remarcações. Os exames para o tratamento oncológico e os de urgência estão sendo realizados normalmente. Já os exames como mamografia e preventivo estão temporariamente suspensos.

Pacientes de primeira vez, que ainda vão iniciar o tratamento, podem procurar o setor de triagem do HCP normalmente, de segunda a sexta, das 6h às 16h, com encaminhamento e/ou exames que comprovem alta probabilidade da doença.

O Hospital de Câncer de Pernambuco é uma instituição filantrópica e que precisa da ajuda de pessoas físicas e jurídicas para complementar o tratamento oferecido na instituição.