jurista

'Argumento tem. Falta condição política', diz Joaquim Falcão sobre impeachment de Bolsonaro

O jurista Joaquim Falcão acredita que o que faltam são condições políticas para o impeachment do presidente Jair Bolsonaro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/05/2020 às 10:36
 André Telles/Divulgação
FOTO: André Telles/Divulgação

O jurista Joaquim Falcão comentou, nesta segunda-feira (18), em entrevista ao Passando a Limpo da Rádio Jornal, a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sofrer um impeachment e disse que não é por falta de argumentos e fatos para que o processo seja iniciado, mas sim por condições políticas.

“Da lei de 1950, você diz que é crime proceder de maneira incompatível com a dignidade, honra e decoro do cargo. Você xingar com palavreados de baixo escalão instituições da República e autoridades da República é claramente incompatível com a dignidade, aliás, não do presidente, mas de qualquer pessoa. Eu vejo que não é por falta de argumentos, é por falta de condições políticas”, comentou.

Leia também: Ao lado de ministros, Bolsonaro vai a manifestação em frente ao Palácio do Planalto

Em rede social, Bolsonaro critica lockdown no Maranhão

Empenho para achatar a curva foi praticamente inútil, diz Bolsonaro

Impedimentos políticos

Ele ainda aponta outros fatos que dificultam a abertura de um processo de impeachment agora.

“É muito difícil um país enfrentar um impeachment de alguém que tem 27% de apoio. Ele tem ainda esse movimento do centrão, onde vai ser difícil, nesse momento, ter os votos necessários para sair do cargo pelo Congresso. E tem o terceiro fator que é o coronavírus, onde as pessoas ainda preferem encerrar essa etapa do que mudar presidente. Argumento tem, fatos que ele fez são claros, é só escolher. É só o Supremo ou Congresso tomar a iniciativa. O que não tem ainda são as condições políticas”, afirmou.