DECRETO ESTADUAL

Movimentação no Recife aumenta após período de quarentena mais rígida

A quarentena em cinco municípios da Região Metropolitana chegou ao fim no domingo (31), quando o governador assinou um novo decreto com novas medidas

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 01/06/2020 às 9:42
Wellington Lima/JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/JC Imagem

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinou um novo decreto neste domingo (31) com as novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus após o fim do período de quarentena na cidade do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (1º) não existe mais bloqueios, mas as pessoas só devem sair de casa para os serviços essenciais.

A operação quarentena vigorou até esse domingo, onde equipes da Polícia Militar e também agentes do BPTran, Detran e da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) estavam fazendo a fiscalização dos veículos que não estavam com as placas correspondentes aos dias que poderiam circular na cidade.

Leia também: >> Sem lockdown, Pernambuco estabelece regras para isolamento social; veja as orientações

>> Praias e parques seguem fechados após quarentena em Pernambuco

>> Após lockdown, Pernambuco anuncia nesta segunda-feira plano de retomada econômica

Medidas

De acordo com as medidas do Governo do Estado, permanece obrigatório o uso de máscaras para quem for sair de casa, assim como continua vedado o acesso às praias, calçadões e parques, além do funcionamento de shoppings. As lojas e prestadores de serviço que não se enquadram como serviços não essenciais, vão continuar fechadas.

As aulas presenciais permanecem suspensas até o dia 30 de junho e continuam proibidos eventos de qualquer natureza com público e concentração de mais de 10 pessoas no mesmo ambiente.

Continuam funcionando normalmente os supermercados, inclusive aqueles localizado dentro dos shoppings, desde que o acesso seja independente, além de padarias, farmácias, bancos e postos de combustíveis.

Movimentação no Recife

Circulando pelo Recife, a reportagem observou uma movimentação grande, com filas nas agências da Caixa Econômica Federal. No mercado de Afogados, localizado na Zona Oeste da capital, a movimentação é grande, com muitos veículos passando na rua também. Inclusive, muita gente não estava utilizando máscara mesmo com a obrigatoriedade do uso estabelecida pelo decreto estadual. Na localidade, os ônibus estão mais controlados, com muita gente sentada, mas o ponto de táxi está cheio.

Já no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, a situação também se repete. O mercado público está aberto e algumas pessoas já estão procurando o local para fazer as compras. Por lá, muitas pessoas também circulam pelas ruas sem a utilização das máscaras.