CORONAVÍRUS

No 1º dia após fim da quarentena rígida, banhistas são retirados de praia em Olinda

Banhistas estavam promovendo aglomeração e sem uso da máscara na Praia dos Milagres, em Olinda

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/06/2020 às 16:48
Divulgação/ Guarda Municipal de Olinda
FOTO: Divulgação/ Guarda Municipal de Olinda

Banhistas foram retirados da Praia dos Milagres, em Olinda, nesta segunda-feira (1º), após desrespeitarem o decreto estadual do dia 31 de maio de 2020, que sistematiza as regras relativas ao novo coronavírus. Banhistas e pescadores esportivos estavam promovendo aglomeração e sem fazer o uso de máscaras, o que está proibido. A ação aconteceu no primeiro dia após o fim da quarentena mais rígida no Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Coronel Pereira Neto, os banhistas não esboçaram reação e se retiraram do local após serem abordados. A operação de disciplinamento na cidade contou com profissionais da Guarda Municipal, agentes de trânsito, equipes da Secretaria de do Controle Urbano e policiais militares do 1° BPM.

Fim da quarentena rígida

De acordo com uma avaliação feita pelo Governo de Pernambuco e divulgada neste domingo (31), a disseminação da pandemia do novo coronavírus alcançou um patamar de estabilização e há uma tendência de redução da curva nos cinco municípios que entraram no isolamento severo que acabou nesse domingo (31). A quarentena mais rígida durou 15 dias no Recife, em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata.

Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, apontam para a estabilização da epidemia no estado. As análises tomam como base a taxa de contágio, que está abaixo de 1, mais precisamente em 0,9. Isso revela que menos pessoas estão infectadas e que o número dos doentes retrocede.