CORONAVÍRUS

'Vamos avaliar semana a semana', diz secretário sobre reabertura gradual de atividades em Pernambuco

Bruno Schwambach participou de entrevista na Rádio Jornal e falou do Plano de Convivência com a Covid-19, divulgado pelo Governo de Pernambuco

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 02/06/2020 às 11:19
Leo Motta/JC Imagem
FOTO: Leo Motta/JC Imagem

Em entrevista ao Passando a Limpo nesta terça-feira (2), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, comentou o Plano de Convivência com a Covid-19, apresentado pelo Governo de Pernambuco na segunda-feira (1º), que diz respeito às atividades econômicas. Após mais de dois meses com diversos setores fechados para conter o avanço do coronavírus, o estado lançou um cronograma de flexibilização para cada setor - comércio, serviços, indústria - seguindo protocolos rígidos de higiene e distanciamento social.

>> Pernambuco representa mais de 8% das mortes por coronavírus no Brasil, diz especialista em estatística

“Quando a gente olha a matriz econômica como um todo, distribuímos gradualmente a implantação. Por conta do sistema de transporte público, que gera aglomeração no horário de pico, o funcionamento dessas atividades vai precisar ser fracionado durante o dia. Vamos avaliar semana a semana e, se precisar de alguma correção, iremos fazer. O que a gente precisa é de um engajamento de todos agora para que essa volta gradual seja um plano que não faça com que as curvas extrapolem, contaminem e a gente tenha que voltar duas casas, para um isolamento mais rígido”, disse.

Leia também: Em Pernambuco, 19 cidades estão livres do coronavírus; saiba quais

Movimentação no Recife aumenta após período de quarentena mais rígida

Construção Civil

Apesar da volta às atividades serem uma reivindicação da categoria há quase dois meses, as condições impostas pelo Governo do Estado limitando em 50% o número de funcionários e com horário de trabalho restrito, entre 9h e 18h, foram consideradas inviáveis pelo segmento. O secretário também explicou porque o setor da construção civil foi um dos primeiros a fechar e também será um dos primeiros a reabrir. “Os setores precisam entender que a volta não pode ser só sobre o olhar da área deles. A construção civil não entrou nos serviços essenciais porque ela não era uma indústria importante para o abastecimento da população. Agora ela está sendo a primeira a voltar, principalmente porque você não consegue substituir o serviço da construção civil e agregar valor de forma remota”, afirmou.

Ouça a entrevista na íntegra: