TRATAMENTO

Recife cria mais 52 UTIs para pacientes com coronavírus

Os novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus já estão disponíveis

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/06/2020 às 14:22
Andréa Rêgo Barros/PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (5), a criação de mais 52 novas UTIs para atender os pacientes com coronavírus (covid-19), na cidade.

O prefeito Geraldo Julio comentou como as essas UTIs vão colaborar com o combate à doença no Recife. “Com esse aumento, a prefeitura que não tinha nenhum leito de UTI antes da pandemia, chega a um total de 212 novas UTIs para tender os pacientes da covid. Construídas e ativadas nessas últimas semanas após a decretação da pandemia”, disse.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o Brasil é o atual epicentro do coronavírus no mundo e, segundo a entidade, que só a testagem em massa, além do isolamento social, pode conter o aumento de casos.

O secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, comentou as medidas que estão sendo tomadas no Recife para ampliar o número de testagem. “É importante lembrar que poucas semanas atrás, Recife conseguia, junto com o estado de Pernambuco, processar 70 amostras por dia. Hoje esse esforço já chega a 15 mil amostras por semana, com a Prefeitura do Recife atuando ativamente. Fazendo testes que são os melhores disponíveis”, comentou.

Testagens

Segundo os dados oficiais divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde, o Brasil está registrando mais de mil mortes por dia. Ontem, em Pernambuco foram confirmados mais de 100 óbitos, número que foi justificado pela Secretária Estadual de Saúde como sendo relativo a óbitos antigos e que tiveram um atraso na confirmação do diagnóstico. O secretário respondeu sobre a preocupação com os números. “Tanto é preocupante que nós estamos hoje apresentando novos leitos de UTI (...) O que nós temos dito é que, até aqui, o esforço conjunto da sociedade de Recife e Pernambuco tem evitando o colapso do sistema de assistência”, disse.

Durante a coletiva, o secretário voltou a afirmar que não desconsidera que a cidade adote novamente medidas mais rígidas.