SAÚDE

Saiba como denunciar uso de fogos de artifício ou fogueiras, em Olinda

A fumaça lançada pelas fogueiras e pelos fogos de artifício pode agravar o quadro de pessoas com a covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/06/2020 às 13:17
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Devido ao risco de agravar o quadro de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19), algumas cidades de Pernambuco estão proibindo o uso de fogueiras e fogos de artifício. Em Olinda, desde sexta-feira (12), a prefeitura proibiu a utilização enquanto durar o Estado de Calamidade Pública e está realizando fiscalizações permanentes.

Para denunciar, a população pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 e 3429 2947 e a Polícia Militar pelo 190.

O secretário de Segurança Urbana de Olinda, Pereira Neto, fala sobre a operação realizada pela prefeitura. "Neste fim de semana, nos bairros de Rio Doce e Jardim Atlântico, foram encontradas fogueiras prontas para serem queimadas”, relatou o gestor. Os proprietários foram orientados, inclusive com distribuição de cópia do Decreto Municipal 103/2020, assinado pelo prefeito, Professor Lupércio, e que determina a proibição.

O decreto também impõe que as secretarias responsáveis ficam autorizadas a suspender a concessão e a não expedir renovação ou novas licenças autorizadoras da venda de fogos de artifício.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada: