MOTORISTAS

Detran-PE retoma atendimento presencial, mas ainda há serviços suspensos

O Detran-PE havia suspendido os atendimentos presenciais desde o dia 23 de março devido à pandemia do novo coronavírus

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/06/2020 às 9:24
Paulo Maciel/Detran-PE
FOTO: Paulo Maciel/Detran-PE

O Detran Pernambuco retomou as atividades com 30% da capacidade através de agendamento no site. O serviço voltou nesta segunda-feira (15). O atendimento presencial para alguns serviços ocorre em horário reduzido das 8h às 12h.

No Recife, apenas a sede localizada na Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga, voltou a funcionar. No prédio foram instaladas barreiras físicas, marcação para distanciamento, além de mudança no fluxo de entrada.

Os atendimentos presenciais do Detran-PE haviam sido suspensos desde o dia 23 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Os interessados devem acessar o site do Detran.

Os funcionários trabalham com equipamentos de proteção individual e o público vai receber álcool em gel. Entre os serviços suspensos por tempo indeterminado está a defesa de autuação e os recursos de multa. Sebastião Marinho, diretor geral do Detran detalha o esquema de retorno a rotina de trabalho:

Ainda estão suspensos os atendimentos das lojas que ficam em shoppings, expressos cidadão e Circunscrições Regionais de Trânsito (Cinetrans) dos municípios de Caruaru, Palmares, Belo Jardim, Gravatá, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Goiana e Timbaúba. Também estão suspensos os atendimentos das Ciretrans Subordinadas.

Documentos vencidos

Ainda não há data determinada para retomada da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da permissão para dirigir (PPD). Os motoristas que tiveram os documentos vencidos desde o dia 19 de fevereiro de 2020 poderão transitar com os veículos sem que haja aplicações de multas.

Serviços que continuam suspensos

De acordo com a Deliberação Nº 185 do Contran, de 19 de março de 2020, seguem suspensos por tempo indeterminado os serviços:

  • Registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados;
  • Recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação da Carteira de Habilitação;
  • Defesa de autuação (multas);
  • Recursos de multas;
  • Defesa processual;
  • Identificação de condutor infrator (inclusive os processos em andamento);
  • Expedição de Certificado de Registro de veículo (CRV/recibo ou DUT) em caso de transferência de propriedade do veículo adquirido desde 19/02/2020;
  • Notificações de penalidades somente poderão ser expedidas e enviadas pelos Correios após a revogação da Deliberação 185 do Contran, que suspende por tempo indeterminado os prazos de
  • Defesa de Autuação e Identificação de Condutor Infrator
  • O prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no Detran-PE fica ampliado para dezoito meses, inclusive para os processos administrativos em andamento.

CRLV 2019 prorrogado

Devido à pandemia, os prazos para os condutores de veículos possam circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2019 foram prorrogados. O novo calendário segue o algarismo final da placa de identificação do veículo.

Placas com final 1 e 2: até julho

Placas com final 3, 4 e 5: até agosto

Placas com final 6, 7 e 8: até setembro

Placas com final 9 e 0: até outubro