Retomada

Governo do Estado autoriza reabertura de shoppings a partir de segunda-feira (22)

Praças de alimentação só poderão funcionar para delivery

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 17/06/2020 às 17:53
Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Guga Matos/JC Imagem

O Governo de Pernambuco anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (22), os shopping centers poderão reabrir de forma controlada ao público, seguindo novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. O funcionamento dos centros de compras teve horário reduzido, das 12h às 20h.

As demais lojas do varejo de rua também voltarão a funcionar, das 9h às 18h, horário já determinado para as de até 200 metros quadrados, que retomaram as atividades no início desta semana.

No caso dos shoppings, o acesso às áreas comuns deverá ser controlado pela administração. Além do horário restrito de funcionamento, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta. Dentro das lojas, assim como determinado anteriormente para o varejo de rua, a regra é 20 metros quadrados por cliente. Por exemplo: num estabelecimento de 200 m², deverá haver no máximo dez consumidores ao mesmo tempo no interior da loja. Funcionários não entram no cálculo.

Setores

A construção civil, que estava operando com 50% de sua carga operacional desde o dia 8, agora funcionará com 100% do seu efetivo, tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR) quanto nas cidades do Interior.

O processo de reabertura da economia foi dividido em 11 etapas, e tem se desenvolvido de acordo com os indicadores da saúde.