CORONAVÍRUS

Pernambuco tem uma das menores taxas de contágio da covid-19 no Brasil, mas SES pede cautela

O estado é o que apresenta a taxa de contágio da covid-19 abaixo de 1 há mais dias em todo o país

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/06/2020 às 8:44
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Um estudo que aponta Pernambuco com uma das menores taxas de contágio do Brasil é mais um indicativo da queda sustentada da contaminação. As informações são do grupo Covid-19 Analytics formado por pesquisadores da PUC do Rio de Janeiro e de outras instituições.

A taxa de contágio em Pernambuco está em 0,87. Este indicador aponta para quantas pessoas cada infectado transmite a doença. Quanto mais alto o valor, maior a velocidade de transmissão e maior o risco de uma possível sobrecarga no sistema de saúde. Pesquisadores ao redor do mundo consideram que as medidas de restrição e isolamento social só podem ser relaxadas, sem risco para o sistema de saúde, se este número estiver abaixo de 1.

Há cerca de 20 dias, Pernambuco mantem esse patamar, o que aponta a tendência de estabilização dos casos.

André Longo, secretário Estadual de Saúde, afirma que apesar do cenário otimista todo cuidado é pouco. "Pernambuco, apesar de ter os melhores indicadores do Brasil, adota um plano de retomada extremamente cauteloso, conservador, confiando muito na educação sanitária. No trabalho de que a população possa entender que é preciso dar um passo de cada vez, com cautela, respeitando as medidas de higiene, de distanciamento social e os protocolos para que a gente possa ter essa retomada com segurança", comentou.

André Longo atribui os números às medidas adotadas pelo Estado. "Nós temos colhido neste momento dados positivos que são furto de um trabalho consistente de expansão da nossa rede de leitos de UTI e enfermaria. Fruto também da determinação das medidas restritivas de forma precoce, ainda em março, determinando uma restrição progressiva e uma forte adesão da população pernambucana ao longo desses três meses", disse o secretário.

Estados na faixa abaixo de 1

No país, 10 Estados estão na faixa abaixo de 1, contudo, apenas três mantém esse status há mais de 10 dias: Pernambuco (19), Acre (15) e Amazonas (14). Os outros são: Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (7), Santa Catarina (7), Ceará (6), Tocantins (6), Maranhão (4) e Roraima (3). Outros 15 Estados estão na faixa intermediária, com taxa entre 1 e abaixo de 1,5, e 2 com taxa a partir de 1,5.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo clicando neste site.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada: