FLEXIBILIZAÇÃO

Praias do Ipojuca, incluindo Porto de Galinhas, reabrem neste sábado (20)

As praias do Ipojuca, como Porto de Galinhas e Muro Alto, são um dos principais pontos turísticos de Pernambuco

Matéria atualizada às 17h05
Matéria atualizada às 17h05
Publicado em 19/06/2020 às 16:44
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, revelou que as praias do Ipojuca, como Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto, reabrem neste sábado (20). De acordo com ela, as praias serão abertas das 4h ao meio-dia, exclusivamente para práticas esportivas individuais, incluindo banho de mar, desde que não tenha aglomeração. Ela garante que haverá fiscalização para evitar desrespeito às medidas de distanciamento para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo a prefeita Célia Sales, a reabertura será feita por fases. “A nossa primeira fase será do dia 20 até o dia 25 de junho (...) dependendo do comportamento da população, da nossa curva [de infecção], é que nós vamos passar para a segunda fase”, disse.

De acordo com a prefeita Célia Santos, a prefeitura havia solicitado uma reunião com o governador para estudar a reabertura das praias, mas não foi atendida. No entanto, foi surpreendida com o decreto estadual desta sexta-feira. “Nós solicitamos no dia 12 de junho uma resposta do governador, mas nós não tivemos. Hoje, com essa surpresa, ele passou a responsabilidade para os prefeitos. Isso fica difícil, pois quando há uma unidade, todo mundo respeitar uma coisa só, um decreto estadual, fica muito mais fácil”, disse.

A prefeita garante que a gestão já tinha um plano para reabertura e não descarta voltar a fechar as praias. "Nós estamos com o número bem reduzido [de casos de coronavírus]. Hoje, de 55 leitos, nós só temos três leitos ocupados, dos 16 respiradores, nenhum está sendo utilizado, por isso tomamos essa medida. Precisamos fazer essa primeira fase, dar andamento a isso", disse. "Temos 33 quilômetros de orla. Essas pessoas precisam caminhar (...) Mas, se não tiver sucesso e se for preciso retroceder, a gente retrocede", finalizou.

Reabertura

O Governo de Pernambuco determinou, nesta sexta-feira (19), que a data de liberação e o disciplinamento dos calçadões, parques e praias devem ficar a cargo dos municípios. O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) começa a valer neste sábado (20) e a decisão em relação às praias tem validade apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife. Faixas litorâneas das cidades das Matas Sul e Norte permanecem fechadas porque ainda não estabilizaram os números da contaminação da Covid-19.