Medida

Pernambuco prorroga suspensão de aulas presenciais até 31 de julho

Secretaria Estadual de Educação elabora um plano de retomada das aulas presenciais

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 30/06/2020 às 18:59
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Governo do Estado prorrogou nesta terça-feira (30) a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em Pernambuco até o dia 31 de julho. Com a medida, as aulas presenciais em escolas, faculdades e universidades públicas e privadas de Pernambuco seguem suspensas.

Através de nota, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes destacou que a pasta está formulando um plano para retomada das aulas presenciais.

Veja a nota na íntegra:

“O Governo de Pernambuco prorroga a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia 31 de julho. A Secretaria de Educação e Esportes está trabalhando na elaboração de um plano para retomada das atividades presenciais que inclui um protocolo com diretrizes específicas para a Educação, observando todas recomendações pedagógicas e sanitárias.”

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (30), 382 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Agora, o Estado totaliza 58.858 casos já confirmados, sendo 19.496 graves e 39.362 leves. Também foram confirmados 47 óbitos, ocorridos desde o dia 03 de maio. Com isso, o Estado totaliza 4.829 mortes pela doença.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.