Retomada

Confira as atividades retomadas com a flexibilização na Região Metropolitana do Recife

Alguns setores retornaram as atividades de maneira parcial

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 30/06/2020 às 23:55
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Com a flexibilização das medidas restritivas para combate ao novo coronavírus em Pernambuco, desde o mês de junho o Governo do Estado autorizou o retorno de atividades de setores econômicos. A reabertura total acontecerá de acordo com um plano de níveis de retomada, que deve atender recomendações sanitárias.

Confira os setores que retornaram atendimento na RMR:

Detran-PE

A partir desta quarta-feira (01), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), amplia o serviço de entrega de documentos no sistema Drive-Thru, das 8h às 12h, nos Shoppings Plaza e Guararapes. Uma van atenderá no centro de compras do Plaza, já no Guararapes, um Caminhão Detran Itinerante estará no estacionamento do shopping, onde serão entregues, por meio de biometria, Carteira Nacional de Habilitação, e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos. Os usuários que estavam agendados e tiveram os seus documentos retidos na loja do Plaza e Guararapes durante a pandemia, serão atendidos por hora marcada. Já a entrega nos shoppings Recife e Tacaruna continuam.

Escritórios e Concessionárias

O Governo de Pernambuco libera a partir da próxima segunda-feira (06) o funcionamento de escritórios com 50% da capacidade e permitiu retorno 100% de comércio de vendas de automóveis nas cidades da RMR, além de alguns municípios do interior do estado.

Igrejas

A reabertura desses locais faz parte do plano de reabertura gradual da economia em Pernambuco após o lockdown, que terminou no final de maio. Para funcionar, as igrejas e templos religiosos precisam seguir uma série de recomendações de segurança e higiene para os frequentadores, como afastamento físico entre as pessoas e usos de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Entre as medidas definidas: uso da máscara é obrigatório durante todo o período que estiverem fora de suas residências, mantendo seu uso durante as celebrações; Os templos devem disponibilizar álcool 70% em todos os acessos; Todos os ambientes devem ser mantidos preferencialmente abertos, arejados e ventilados, de forma natural; as celebrações serão limitadas, no que se refere ao número de participantes, a 30% da sua capacidade de acomodação, podendo chegar, no máximo, a 50 pessoas; Bancos de uso coletivo devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o afastamento recomendado.

Shoppings

Os shopping centers estão reabertos, mas de forma controlada ao público, seguindo novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. O funcionamento dos centros de compras teve horário reduzido, das 12h às 20h. Além do horário restrito de funcionamento, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta.

Clínicas, Laboratórios e Óticas

Os consultórios, laboratórios e clínicas retornaram as atividades e assim, nas redes pública e privada de saúde, pacientes, profissionais e colaboradores precisam se adequar ao protocolo para evitar a transmissão da covid-19. Durante consultas, exames, e demais procedimentos, o reforço da higienização deve ser adotado. As óticas também foram autorizadas a reabrir.

O horário de atendimento também deve ser escalonado para evitar aglomerações. Há autorização para um acompanhante por paciente, em caso de necessidade.

Salões de beleza

Também está liberado o serviço de salões de beleza, barbearias e serviços de estética. Para reabertura, o Governo do Estado determinou vários protocolos de segurança e higiene. Dentre as medidas determinadas, o atendimento deve ser obrigatoriamente feito por agendamento; não pode ter fila de espera na área do salão, e a higienização de equipamentos e espaços deve ser reforçada.

Construção civil

Com atendimento anterior apenas para entrega e retirada, o setor da construção civil e lojas de material de construção foram os primeiros a retomar as atividades presenciais com protocolos específicos.

Praias e parques

Fechados inicialmente em abril, como medida para conter o avanço do novo coronavírus em Pernambuco, o Governo do Estado transferiu para os municípios a competência para reabertura de parques e praias. A Secretaria de Turismo e Lazer definiu junto com as prefeituras da Região Metropolitana protocolos para o restabelecimento das atividades nas praias de maneira gradual.

Sendo assim, caminhadas, corridas e passeios de bicicleta sem aglomerações nestes locais públicos na capital foram liberados pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB). No entanto, segundo a determinação do gestor as aglomerações, esportes coletivos, consumo de alimentos e bebidas em locais permanentes continuam proibidos. Ou seja, não é permitido sentar nas cadeirinhas da praia e permanecer por tempo indeterminado como era habitual antes da pandemia do coronavírus.

No Litoral Sul, as praias de Ipojuca, incluindo Porto de Galinhas e Muro Alto foram reabertas, exclusivamente para práticas esportivas individuais, incluindo banho de mar, desde que não tenha aglomeração, das 4h ao meio-dia.

Na Região Metropolitana do Recife, as praias de Jaboatão dos Guararapes e Olinda foram reabertas com restrições. Os gestores liberaram o acesso a praias, calçadões e parques.

Em Paulista, no Litoral Norte, as praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha já estão recebendo banhistas - contanto que estejam de máscara.

Na Ilha de Itamaracá, também no Litoral Norte do estado, o acesso está restrito aos moradores e trabalhadores do local.

No Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, as atividades físicas e práticas esportivas em praias, calçadões e parques foram retomadas.