PERNAMBUCO

'Deveríamos ter sido o primeiro setor a ser reaberto', diz presidente do CREF sobre academias

Profissionais de educação física realizaram protesto, nesta quinta-feira (2), cobrando reabertura das academias em Pernambuco

Atualizada às 16h54
Atualizada às 16h54
Publicado em 02/07/2020 às 13:37
Jailton Junior/ JC Imagem
FOTO: Jailton Junior/ JC Imagem

Centenas de profissionais de educação física e empresários realizaram, nesta quinta-feira (2), um protesto cobrando a reabertura das academias em Pernambuco. O setor argumenta que essa é a única categoria entre os profissionais de saúde impedida de atuar. O Plano de Convivência do Estado ainda não há previsão de retorno dos estabelecimentos em Pernambuco.

A carreata teve início no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, mas os manifestantes foram impedidos de seguir o trajeto ao chegar na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Eles seguiam em destino ao Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. No entanto, a categoria conseguiu chegar até o palácio, onde foi recebida pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo.

O protesto conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (Cref-PE), do Sindicado das Academias (Sindac) e da Associação Brasileira de Academias (Acad). Os profissionais defendem que os serviços promovidos por academias e similares promovem qualidade de vida, saúde e bem-estar, além de prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão. Neste caso, seriam essenciais no combate à covid-19.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF12/PE), Lúcio Beltrão, acredita que o setor deveria ter sido o primeiro a ser reaberto. “Defendemos, desde o início, o isolamento social. Agora, temos a certeza de que, por a gente promover saúde, prevenir doenças, deveríamos ter sido o primeiro setor a ser reaberto. A gente não sabe o porquê de a gente não ser reaberto, não tem sequer uma data. Isso mostra, no meu entendimento, uma desorganização total, uma falta de planejamento. Outros setores já estão abertos, eu não sei por que, talvez influência polícia e econômica (...) Ninguém entende nada dos critérios de reabertura”, criticou.

“A gente tem protocolos rígidos que nos garantem reabrir com total segurança para cuidar da saúde das pessoas”, garantiu.

Casa Civil atende categoria

Por meio de nota, a Secretaria da Casa Civil informou que até a próxima terça-feira (07) haverá uma nova reunião para que sejam apresentados ao setor os protocolos de segurança e higiene necessários para o funcionamento dos estabelecimentos.

A Secretaria da Casa Civil de Pernambuco informa que um grupo de profissionais de educação física e empresários do setor foi recebido nesta quinta-feira (02.07) pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, no Palácio do Campo das Princesas. No encontro, o secretário ressaltou que a reabertura das academias foi antecipada da oitava para a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.

Na ocasião, ficou acordado que até a próxima terça-feira (07.07) haverá uma nova reunião para que sejam apresentados ao setor os protocolos de segurança e higiene necessários para o funcionamento dos estabelecimentos.

A Casa Civil destaca ainda que o avanço nas etapas do plano leva em consideração a relevância socioeconômica dos setores e o comportamento das curvas de contaminação do novo coronavírus no estado.

Personal trainers liberados no Recife

No Recife, a partir desta quinta-feira (2), os parques, praças e a orla da capital pernambucana estarão liberados para a prática de atividades físicas individuais com orientação de profissional de educação física, os chamados personal trainers.

Já abertos para caminhada, corrida e pedalada, os equipamentos serão limitados para um aluno para cada profissional. Mas não estão permitidos os usos de colchonetes, cordas e outros instrumentos durante os exercícios.