Covid-19

Pernambuco tem mais de 50 mil pacientes recuperados do coronavírus

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 974 novas curas neste sábado (11)

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 11/07/2020 às 18:02
Divulgação/HRA
FOTO: Divulgação/HRA

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou neste sábado (11) o total de 50.457 pacientes recuperados da covid-19 em Pernambuco. Um dia após ultrapassar a marca de 70 mil infectados, o número de recuperações representa 70,6% do total de pessoas infectadas que tiveram a confirmação da doença, desde o início de março, quando houve o primeiro caso confirmado no estado. Nas últimas 24h foram registradas 974 novas curas,1.270 novos casos e 74 mortes da covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a atuação do estado após a confirmação dos dois primeiros casos importados da covid-19, no dia 12 de março, foram fundamentais para salvar a vida dos pacientes infectados pelo coronavírus.

"Com as duas primeiras confirmações em março, montamos uma força tarefa para conduzir as ações de enfrentamento com muita responsabilidade e transparência com o objetivo de salvar vidas. As curas clínicas dos casos mais graves demonstram o quanto a rede de assistência, que vem sendo ampliada e estruturada continuamente, vem sendo primordial para salvar vidas. Este é um dado que supera a frieza dos números. E só foi possível graças ao maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história da saúde pública do nosso Estado, que possibilitou a abertura de mais de 800 leitos de UTI pelo Governo de Pernambuco, e a conscientização e mobilização dos pernambucanos, que, quando foi preciso, realizaram um efetivo isolamento social”, afirmou.

>> Covid-19: Brasil passa de 70 mil mortes pela doença

>> Coronavírus: Pernambuco ultrapassa 70 mil casos confirmados

>> Coronavírus: Pessoas com sintomas devem procurar atendimento imediato

>> Michelle Bolsonaro testa negativo para covid-19

Do total de pessoas recuperadas clinicamente, 10.519 foram casos que demandaram leitos na rede de saúde e se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto 39.938 foram de casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.