Reabertura

Estabelecimentos de alimentação e academias reabrem em Pernambuco

Padarias, bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e academias reabrem com novas regras para diminuir o contágio da covid-19

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 20/07/2020 às 15:11
Foto: Alexandre  Gondim/ JC jmagem
FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC jmagem

Padarias, bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e academias reabrem e voltaram a receber clientes e alunos nesta segunda-feira (20). A reabertura está dentro da 6ª etapa do plano de convivência com o coronavírus em Pernambuco. O novo passo é válido para a região metropolitana do Recife, e Zona da Mata do estado.

Na entrada de uma padaria, no bairro da Jaqueira, em Recife, no grande Recife, a medição de temperatura e álcool em gel nas mãos de todos que ali estavam eram obrigatórios. Funcionários usando todos os equipamentos de proteção e na bancada onde fica a comida agora tem um vidro para proteger os alimentos. São os próprios funcionários que servem os clientes, o sistema self service está suspenso por enquanto. Tirar a máscara só é permitido na hora da refeição.

No salão, distanciamento entre as mesas e higienização constante, uma retomada cheia de cuidados e protocolos é o que detalhe a empresária Juliana Volfsem “ A gente entende o momento que exige um cuidado redobrado, mas que a economia precisa voltar também. As pessoas, a vida ao novo normal.”

Bares e restaurantes em shoppings

Depois de quase 4 meses fechados a volta das atividades nos bares e restaurantes dos shoppings da cidade do Recife contaram com vários protocolos e exigências. No RioMar Recife por exemplo, as mesas da praça de alimentação prescisaram mudar de lugar, para que pudesse ser feito o distanciamento de no mínimo 2 metros entre elas.

Academias

Outro setor que voltou a funcionar foi o das academias, mas nada será como era antes. Agora é preciso seguir uma série de medidas de higiene e segurança, que começa logo na entrada. Cada aluno tem a temperatura medida, as mãos higienizadas e recebem um vaso com álcool 70% e um pano, isso para higienizar aparelho a cada uso.

O uso de máscara nas academias é obrigatório, já nas padarias, cafés, bares, lanchonetes, e restaurantes, os consumidores devem retirar a proteção apenas no momento que estiverem sentados.

Ouça as reportagens sobre o assunto: