Violência

Pernambuco registra casos de violência contra mulher no fim de semana

Ao menos seis mulheres foram vítimas de violência neste domingo (19)

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 20/07/2020 às 14:23
 Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

Pelo menos seis mulheres foram vítimas de violência em Pernambuco neste domingo (19). Um dos casos aconteceu no bairro de Rio Doce, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Um policial reformado da Aeronáutica, de 69 anos, é o suspeito de balear a vizinha de 58 anos. Os dois discutiram ontem pela manhã por causa de um batente construído pela vítima, que dificultava a passagem da bicicleta do militar.

Já na cidade do Recife, no bairro de Água Fria, a vítima foi uma jovem de 19 anos. De acordo com a polícia, ela foi esfaqueada na altura do peito. O suspeito é o namorado dela, que está foragido. Ela foi socorrida para o Hospital da Restauração, localizado no bairro do Derby, na área central da cidade.

Outra mulher vítima da violência foi identificada como Aura Luciana da Silva de 30 anos. Ela foi assassinada a tiros na casa onde morava em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Os assassinos invadiram o imóvel e atingiram a cabeça da vítima, que morreu na hora.

A violência contra mulher também aconteceu no interior do estado. Em Santa Maria do Cambucá, no Agreste, uma mulher foi assassinada e o irmão dela ficou ferido de raspão. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas.

Em Saloá, também no Agreste pernambucano, a vítima foi uma mulher de 36 anos. Segundo a polícia, o suspeito é um rapaz que queria namorar a filha da vítima, que é menor de idade, mas a mãe não aceitava o relacionamento. A mulher foi atingida com tiro na cabeça. O marido dela e a filha, de 14 anos, ficaram feridos, mas passam bem.

Em Arcoverde, no Sertão, Bruna Cristel Vieira Siqueira, de 28 anos, foi assassinada por dois homens que chegaram em uma moto. O crime, segundo a polícia, pode ter relação com o tráfico de drogas.

Números de violência contra mulher no Grande Recife

De acordo com a plataforma de dados sobre violência armada, Fogo Cruzado, em 2020, 69 Mulheres foram baleadas no Grande Recife. Desse total, 30 morreram. Além disso, 102 pessoas foram baleadas dentro de residências no mesmo período, dessas 83 morreram.

Ainda de acordo com a plataforma Fogo Cruzado, nos seis primeiros meses do ano, a Região Metropolitana do Recife teve uma média de cinco tiroteios por dia. Foram 869 tiroteios e disparos de arma de fogo registrados no período. Em comparação com o primeiros semestre de 2019 (quando foram registrados 717 disparos e/ou tiroteios), houve aumento de 21% em 2020, mesmo com a pandemia.

Ouça a reportagem de Cinthia Ferreira: