segurança no trânsito

Detran-PE promove primeiro online de mecânica básica para mulheres

Curso do Detran-PE pode ajudar as motoristas a não caírem em golpes de mecânicos que oferecem serviços sem necessidade

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 31/07/2020 às 15:34
Divulgação/ Detran-PE
FOTO: Divulgação/ Detran-PE

Verificação dos itens básicos como água, óleo, calibragem dos pneus, noção do manuseio e do uso do extintor de incêndio e alternativas de solução para eventualidades mais comuns em veículos de quatro rodas serão alguns assuntos tratados no 1º curso online "Mecânica Básica para Mulheres". O curso é totalmente gratuito e será ofertado pelo Detran-PE, através da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco. O foco são mulheres com ou sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao todo, o Detran-PE ofereceu 240 vagas distribuídas em seis turmas, às quartas-feiras à noite e sextas-feiras à tarde. Todas as vagas já foram preenchidas. As aulas remotas acontecerão entre os dias 12 e 28 de agosto com carga horária de 4 horas/aula.

O gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, fala sobre a importância do curso. “O aumento da segurança no trânsito passa por um entendimento do veículo que está circulando na via. Quando a motorista ou a passageira entende os equipamentos de segurança mínimos e o estado mínimo de segurança para poder colocar um veículo em movimento ela tem condição de aumentar esse processo de segurança.

O gerente explicou que é comum os condutores, sejam mulheres ou homens, serem abordados por frentistas ou mecânicos que oferecem serviços que nem sempre o carro precisa. “Esse conhecimento básico vai permitir com que as condutoras, ao serem abordadas por esse tipo de oferta, possam rejeitar ou aceitar sabendo realmente se o carro precisa daquele tipo de manutenção”, comentou.

Como participar

Para participar, basta ser maior de 18 anos e ter um celular com DDD 81. Para acompanhar a abertura de novas vagas é só acessar o site do Detran-PE.