música ao vivo

Pernambuco libera atividade de músicos em bares e restaurantes

Apesar da liberação, os clientes dos bares e restaurantes deverão permanecer sentados e o volume da música não poderá ultrapassar os 60 decibéis

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/08/2020 às 17:36
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Os músicos foram liberados nos bares e restaurantes nas cidades de Pernambuco que estão na fase 7 do Plano de Convivência com a Covid-19. A liberação veio na edição extra do Diário Oficial de Pernambuco, na última sexta-feira (7), a mesma portaria que estendeu o funcionamento de bares e restaurantes até às 22h na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. Assim como as outras atividades, será preciso respeitar protocolos.

A secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico do Recife, Maíra Fischer, detalha a retomada. “Esse segmento pode voltar, mas a gente ainda não está falando daquele show com muito barulho, palco, as pessoas em pé. Está autorizado a voltar só no segmento de alimentação, ou seja, bares e restaurantes, mas ele vai voltar com algumas regras, por exemplo, de limitação de decibéis. O máximo liberado é 60 decibéis e pode haver a apresentação, desde que todo mundo esteja sentado”, detalhou.

A fiscalização com relação ao barulho feito pelos músicos nesses estabelecimentos é feita pelo poder municipal. No Recife, a Secretaria de Meio Ambiente é responsável. As apresentações só estão liberadas nos estabelecimentos que têm alvará sonoro.

Maíra Fischer lembra que a pandemia ainda requer cuidados. “Os números [da covid-19 em Pernambuco] ainda são altos, estão caindo, mas ainda não temos uma situação de conforto para estarmos promovendo aglomeração”, disse.

Respeito aos protocolos

Segundo a secretária, o cantor ficará liberado do uso da máscara, mas os demais músicos precisarão estar de máscara. Além disso, será preciso respeitar uma distância segura de 1,5 m para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “Não há nenhum tipo de limitação em relação ao tamanho do conjunto que esteja se apresentando. Está liberado, desde que sigam todas as regras, buscando distanciamento de 1,5 m entre os músicos e usando máscara sempre que possível”, explicou.

Sobre o risco de uma possível aglomeração de pessoas dançando, a secretária reforça que, mesmo sem a música ao vivo, os clientes de bares e restaurantes só estão autorizados a ficar sentados nesses estabelecimentos. “A gente não vai fazer nenhuma restrição ao tipo de música. Agora, a atividade de dançar ou estar em pé nesses estabelecimentos está proibida. Desde antes da liberação dos músicos, só estava permitido que nesses estabelecimentos as pessoas estivessem sentadas. Isso continua”, concluiu a secretária.