Recife

Baleia de cinco metros é encontrada morta na Praia de Boa Viagem

O animal foi encontrado por frequentadores da praia na manhã desta quinta-feira (13) em estado de decomposição

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 13/08/2020 às 11:24
Jailton Júnior/Tv Jornal
FOTO: Jailton Júnior/Tv Jornal

Uma baleia de pelo menos cinco metros de comprimento foi encontrada por banhistas e pessoas que estavam frequentando a Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, por volta das 6hrs desta quinta-feira (12). O animal estava encalhado na areia, morto e em estado de decomposição.

A comerciante Dona Maria Ciça foi uma das primeiras pessoas a avistar a baleia. Segundo ela, o dia foi diferenciado. “Antes das 6 horas, uma baleia desse tamanho aí, a maré estava seca e ela aí. Eu nunca tinha visto uma coisa tão grande assim. Eu me assustei, já vi tartarugas grandes, baleias eu vi há muitos anos, mas pequena. Essa é muito grande mesmo”, relatou.

Uma das coisas que mais chamou a atenção de quem encontrou o animal foi o cheiro forte pelo estado de decomposição do corpo. O local onde a baleia estava encalhada fica próximo da Praça de Boa Viagem.

Agentes da Brigada Ambiental, guardas municipais e agentes da Emlurb foram ao local para analisar a melhor forma de retirar os restos mortais do animal da água. De acordo com informações da Emlurb, a retirada só poderá ser realizada quando a maré estiver baixa. E, ainda segundo o órgão, o horário que o mar estará mais baixo será apenas no final da tarde.

Ouça a reportagem de Mônica Ermínio: