PANDEMIA

Projeto da UFPE está arrecadando doações para estudantes em vulnerabilidade social

Projeto foi pensado diante da percepção do alto número de estudantes em vulnerabilidade social na UFPE

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/08/2020 às 17:40
Ascom/ UFPE
FOTO: Ascom/ UFPE

Um projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está avaliando os impactos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus nas famílias dos estudantes que recebem assistência estudantil. O “Projeto de enfrentamento à covid-19 com foco em assistência estudantil e compromisso social” também está arrecadando valores para os alunos para minimizar.

O pró-reitor para Assuntos Estudantis da UFPE, Fernando Nascimento, explica que o projeto teve início diante da percepção do número elevado de estudantes em vulnerabilidade social. “Hoje, a UFPE tem 13.267 estudantes que recebem de menos de um e meio salário mínimo familiar per capita. A gente observou que muitos desses estudantes tiveram sua situação de vulnerabilidade agravada por conta da pandemia. Muitos pais desses estudantes perderam emprego. Tivemos situações de estudantes de Caruaru que viviam do comércio informal que também sofreram bastante com essa situação. Então, diante desse cenário, a UFPE decidiu fazer um projeto de extensão em que ao mesmo tempo que qualifica o estudante a partir de uma formação acadêmica multidisciplinar também promove a solidariedade social, o compromisso social e, obviamente, a ajuda a família dos estudantes”, detalhou.

O professor explica como o projeto funciona. “Nós selecionamos 36 estudantes, também de situação de vulnerabilidade social, nos reunimos com eles para orientação e trabalho do projeto uma vez por semana de maneira virtual e nós vamos discutindo com eles temas teóricos do momento com relação à pandemia do mundo e promovendo ações para arrecadação de doações para as famílias dos estudantes carentes”, contou.

Ele explica que esse momento de discussão teórica com reflexão sobre a pandemia, mas que o projeto tem outras etapas. “A primeira etapa do projeto foi a gente fazer uma discussão teórica sobre o tema da pandemia, uma reflexão. Em segundo momento nós começamos a construir um instrumento de pesquisa para ser aplicado aos estudantes. Através de um formulário, que nós enviamos para todos os estudantes de vulnerabilidade da UFPE, a gente está investigando os dados de estudantes que tiveram nas suas famílias casos de morte, de desemprego ou de agravamento da vulnerabilidade social. O passo seguinte é a gente poder arrecadar doações para auxiliar essas famílias nesse momento tão difícil de pandemia e de agravamento da pobreza”, concluiu o pró-reitor.

Como doar

As doações poderão ser feitas por pessoas físicas e jurídicas através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade UFPE), na seguinte conta: Banco do Brasil, agência 3234-4, conta 232799-6. Após a doação, é necessário preencher cadastro no site da Fade e informar o valor doado. Outra forma de contribuir é pela doação de alimentos e produtos de limpeza entregues diretamente na Reitoria da UFPE.

Mais informações

Projeto de Enfrentamento à Covid-19

[email protected]