Operação "Além Mar"

Polícia Federal deflagra operação de tráfico internacional de drogas no Recife

A Operação Além-Mar importava drogas do Paraguai não só para o Brasil como para cidades europeias; uma das quadrilhas funcionava no Recife

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 18/08/2020 às 10:10
Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
FOTO: Felipe Ribeiro/JC IMAGEM

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), uma megaoperação que envolve 630 policiais federais e acontece em 12 estados mais o Distrito Federal, denominada de Operação Além Mar. Um dos alvos da operação ficava na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, capital pernambucana. O objetivo da investigação é desarticular quatro quadrilhas que são investigadas por diversos crimes, entre eles lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas.
Uma quadrilha funcionava na cidade de São Paulo e era responsável por trazer a droga do Paraguai e internalizá-la no país por vias aéreas. A segunda quadrilha, que ficava em Campinas, interior de São Paulo, tinha a responsabilidade de distribuir a mercadoria não somente no Brasil, mas em cidades da Europa.

Já a terceira quadrilha funcionava no Recife e, segundo investigações, era formada por empresários, funcionários e motoristas de caminhão do setor de transportes. Eles eram encarregados por fazer toda essa logística de distribuição das drogas.

A mercadoria era escoada pelos portos, não só do Rio Grande do Norte, mas também nos Portos do Recife.

A Justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 100 milhões, além do sequestro de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões, 35 imóveis urbanos e rurais e fazendas, todos ligados aos investigados do esquema criminoso. No total, os policiais federais cumprem 139 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão, sendo 30 de prisões temporárias e 20 de prisões preventivas.

As ações também estão ligadas a outros estados do País. São eles: Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, da Bahia, Paraíba, do Ceará, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Ouça a reportagem de Cinthia Ferreira: