Educação

Instituto JCPM entrega tablets para estudantes da UFPE

O IJCPM se juntou com a Reitoria da UFPE para ajudar estudantes em situação de vulnerabilidade a assistir aulas remotas

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 21/08/2020 às 12:12
Reprodução/Tv Jornal
FOTO: Reprodução/Tv Jornal

Ao todo, 100 estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam, nesta sexta-feira (21), tablets para acompanhar as aulas de forma remota. A entrega foi feita pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) por meio de uma parceria com a Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que identificou alunos que não tinham condições para acompanhar as aulas à distância.

O universitário Hélio Rabelo foi um dos contemplados. Ele mora em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, e é estudante do terceiro período do curso de estatística da UFPE. As aulas na universidade serão retomadas de forma online. O estudante falou que esse retorno seria um problema para ele. “Estou sem celular há mais de um mês, então eu acabei improvisando um computador que eu ganhei do Governo do Estado há seis anos que estava quebrado, não dava para estudar esse ano remoto com ele”, relatou.

A diretora de desenvolvimento social do IJCPM, Lucia Pontes, falou da alegria de poder alegrar os jovens.

“Nós compreendemos que é super importante que a iniciativa privada se associe a iniciativas de governo que não conseguem responder por si só todas as questões e desafios, e que possamos, de alguma forma, contribuir para que os alunos possam ter acesso. E que a gente consiga responder prontamente aos desafios que a pandemia está colocando,” disse.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, destacou a importância da parceria com o IJCPM.

“Nós vamos, dessa forma, beneficiar um número expressivo de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a qual foi agravada com esse momento de pandemia. Então é muito importante que a iniciativa privada, como fizemos com o Instituto JCPM, possa instituir pontes com universidade, relações de parcerias mais permanentes com universidades” , afirmou.

Confira a reportagem de Leonardo Vasconcelos: