VANDALISMO

Torcidas organizadas quebram vidros de paradas de ônibus do centro do Recife em confronto

Torcidas organizadas do Náutico e Sport protagonizaram novas cenas de vandalismo nesta segunda-feira (24)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/08/2020 às 16:53
Tião Siqueira/ JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/ JC Imagem

Três novas paradas instaladas pela Prefeitura do Recife foram depredadas em um confronto de torcidas organizadas na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife, na tarde desta segunda-feira (24). De acordo com ambulantes da região, os envolvidos na briga são integrantes da Torcida Jovem do Sport e Fanáutico, que estavam armados com barrotes de madeira e fogos de artifício. Ao todo, cinco vidros foram quebrados.

Em nota, a Polícia Militar disse que foi acionada para uma ocorrência de briga entre torcedores no Centro do Recife. Equipes do 16º BPM abordaram alguns dos envolvidos na Avenida Conde da Boa Vista, cinco pessoas foram encaminhadas para a Central de Plantões. A ocorrência está em andamento.

Confira a nota completa:

A Polícia Militar de Pernambuco esclarece que por volta das 12h desta segunda-feira (24), prendeu cinco homens envolvidos em briga entre torcidas, no Centro do Recife. Equipes do 16º BPM foram acionados para uma ocorrência de tumulto e agressões envolvendo torcedores da Fanáutico e da Torcida Jovem. Ao chegar no local, o policiamento se deparou com a situação em andamento, conteve o tumulto e deteve cinco que foram conduzidos à CEPLANC. Foram apreendidos oito rojões, barrotes de madeira, um de ferro e mais dois barrotes de alumínio. Além de duas chaves de fenda, um celular e um veículo.

O confronto envolveu cerca de 50 pessoas e durou alguns minutos.

Veja o vídeo:

Em nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) disse que já está fazendo o levantamento dos danos causados para mensurar o prejuízo e programar os reparos.

Extintas

As três torcidas organizadas mais ‘’conhecidas’’ de Pernambuco (Torcida Jovem do Sport, Fanáutico e Inferno Coral) estão extintas, desde fevereiro, após a decisão do juiz Augusto Sampaio Angelim, da 5ª Vara da Fazenda Pública, que determinou o cancelamento dos CMPJs das três facções. No entanto, ainda é comum os casos envolvendo violência das uniformizadas.

Nota da Emlurb

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que já deu início a um levantamento dos danos causados às novas parada de ônibus da Avenida Conde da Boa Vista para mensurar o prejuízo causado e programar os reparos. A depredação e o vandalismo são um problema que a Prefeitura do Recife combate o ano inteiro. Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo a Prefeitura chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do bem público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156.