TURISMO

Jardim Botânico do Recife reabrirá com novos protocolos de segurança

O Jardim Botânico volta a receber visitantes no dia 11 de setembro com medidas restritivas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/09/2020 às 18:44
Divulgação/ PCR
FOTO: Divulgação/ PCR

O Jardim Botânico do Recife, equipamento ambiental ligado à Prefeitura do Recife, reabre à visitação com novidades e recomendações para evitar a proliferação do novo coronavírus, a partir do dia 11 de setembro. Nessa reabertura, dois novos espaços passam a integrar o Jardim Botânico a partir do dia 15 de setembro: a Arena Arbor e o Jardim Temático de Biomas, formado por espécies coletadas em expedições realizadas pelos analistas ambientais do equipamento.

O equipamento terá controle no fluxo de entrada com o limite de 150 pessoas no espaço, no horário de funcionamento de terça-feira a domingo, das 9h às 15h. Ao atingir este limite máximo, os novos visitantes precisarão aguardar a saída de um grupo para ter acesso ao local. O controle será feito na recepção, mediante aferição de temperatura com termômetros a laser no ato de entrada.

O uso de máscara cobrindo boca e nariz será obrigatório durante toda a visita, assim como o distanciamento mínimo recomendado de 1,5 metro. As caminhadas ambientais só poderão acontecer para grupos de até 8 pessoas do mesmo convívio e, nesta fase, permanecerá suspensa a realização de agendamento para ensaios fotográficos e filmagens. Para circular no equipamento ambiental que abriga fragmentos remanescentes de Mata Atlântica é recomendável usar calças compridas, sapatos fechados e levar a própria garrafa de água.

No percurso de visitação, estarão disponíveis totens com álcool em gel para higienização frequente de quem estiver circulando. Locais com algum grau de confinamento, como o orquidário, terá limite de visitação permitido a seis pessoas por vez, enquanto o Jardim Sensorial, que permite às pessoas tocarem em plantas, texturas, formas e sentir aromas, estará fechado. Já o espaço de convivência recebeu sinalização com as normas de distanciamento social entre os bancos.

As atividades de educação ambiental estão temporariamente suspensas com o intuito de evitar aglomeração e manuseio em objetos, assim como as visitas guiadas devido a impossibilidade de respeitar o distanciamento necessário.

No dia 15 de setembro, novos atrativos passarão a fazer parte do circuito de visitação. O primeiro é a Arena Arbor, um espaço inovador criado para compartilhamento de conteúdo, encontros e palestras, fruto de uma parceria inédita entre a Prefeitura do Recife e a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, CASACOR Pernambuco 2018.

No acesso ao espaço, foi criado um novo jardim temático, o Jardim de Biomas, com espécies coletadas em expedições realizadas por analistas ambientais do Jardim Botânico do Recife, muitas delas ameaçadas de extinção, e que somará aos outros sete jardins temáticos disponíveis. Recentemente, o Jardim Botânico do Recife passou a integrar uma rede de intercâmbio de sementes com jardins botânicos das capitais brasileiras por meio do Programa Bandeira Verde, com intuito de conservar e proteger a biodiversidade das regiões.

Sobre o Jardim Botânico do Recife

O Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado no Km 7,5 da BR 232, no bairro do Curado, foi totalmente requalificado pela Prefeitura do Recife e entregue à população em dezembro de 2013. Desde 2014, após a requalificação, o JBR registrou uma alavancada no número de visitações, somando 500 mil visitas nos últimos cinco anos. Entre os seus atrativos, estão trilhas ecológicas, sete jardins temáticos (palmeiras, bromélias, cactos, flores tropicais, plantas medicinais, orquidário, jardim sensorial), centro de convivência, biblioteca, econúcleo, trilha acessível, Jardim de Passifloracea, banco de geoplasma, parque de geração de energia solar e uma casa de vegetação.

Serviço

  • Reabertura do Jardim Botânico do Recife
  • Dia: 11 de setembro
  • Local: BR-232, Curado, Recife
  • Entrada gratuita
  • Capacidade de 150 pessoas no local
  • Horário de visitação: 9h às 15h30