CONSUMIDOR

Chefe de cozinha dá dicas para evitar desperdício de alimento

O desperdício de alimento no Brasil é de 15 milhões de toneladas por ano

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/09/2020 às 16:23
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

A alta no preço dos alimentos tem preocupado a população. Neste momento, evitar desperdícios é uma boa saída. Só no Brasil, 15 milhões de toneladas são descartadas por ano, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A chefe de cozinha Irina Cordeiro, ex-Master Chef, participou do Consultório do Rádio Livre desta quinta-feira (10) e deu dicas sobre como conservar melhor os alimentos e o que fazer com os famosos restinhos.

Segundo a chefe, evitar fazer aquela feira grande, para o mês todo, é uma das medidas para evitar desperdícios. "A primeira coisa para você aprender a conservar e a não descartar tanto alimento é fazer compras pequenas e mais frequentes. Aí você vai entendendo melhor o que você vai consumir. A segunda coisa é higienizar bem esses produtos quando você chegar em casa. Muitas vezes eles se deterioram por bactérias e esses excessos têm que ser retirados", detalhou.

Irina Cordeiro questionou ainda o hábito que os brasileiros têm de descartar frutas, verduras e legumes quando estes apresentam apenas uma parte estragada. Segundo a chefe, cortando a parte que passou do ponto, não tem perigo de consumir o alimento. "A gente tem um mito de que quando essas coisas estão com um pedacinho ruim a gente joga todo o restante no lixo. O brasileiro não tem pena e somos um dos países com um dos maiores índices de desperdício de alimento", disse.

A chefe ainda deu dicas sobre como conservar alimentos na geladeira.

Assista baixo o programa completo e confira essas e outras dicas: