incêndio

Príncipio de incêndio em prédio na Praça da Independência, no Recife, mostra descaso pelo imóvel histórico

No prédio funcionou o jornal Diário de Pernambuco por mais de cem anos

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 11/09/2020 às 8:19
Welington Lima/ JC Imagem
FOTO: Welington Lima/ JC Imagem

O quarto andar do prédio onde funcionou por mais de cem anos o jornal Diário de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, teve um princípio de incêndio, nessa quinta-feira (10). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo se deu em uma área de madeira ao lado do fosso do elevador.

No local, havia uma grande quantidade de lixo e fios de cobre, que possivelmente foram queimados por pessoas que costumam entrar no imóvel.

"O foco foi concentrado no quarto pavimento do prédio. Foi em um cômodo bem pequeno. O incédio foi basicamente lixo queimando, por isso o trabalho foi de conter a brasa", explicou o capitão do Corpo de Bombeiros que estava no local.

História

Construído em 1903 pelo conselheiro Rosa e Silva, o prédio, localizado na Praça da Independência, foi palco de acontecimentos históricos durante o século 20.

O edifício tornou-se, uma espécie de reduto da intelectualidade, recebendo o então presidente da república e ex-colaborador do jornal, José Sarney, e até mereceu um gesto simpático da rainha Elizabeth II, em visita a pernambuco nos anos 60.

Quem circula pela ruas próximas à praça da independência diz que, durante a noite, o imóvel é alvo de vandalismo. O comerciante Jamesson Gomes afirma que até o sino do prédio foi levado por criminosos. "Há muito assalto, sem contar na destruição do prédio. Tudo isso se tornou rotina para gente".

O prédio do diário foi adquirido pelo governo há 16 anos e inicialmente seria cedido ao arquivo público estadual. Mas, em 2014, um projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para ceder o imóvel para o porto digital.

Resposta

Procurado pela equipe da Rádio Jornal, o porto digital informou por meio de nota que nunca esteve com a posse nem com a propriedade do prédio do diario de pernambuco.

Também por nota, a Secretaria de Administração de Pernambuco, responsável pelos imóveis de propriedade do estado, informou que tomou conhecimento do fato e deslocou uma equipe até o local, para averiguar o incidente. A nota ainda acrescenta que a segurança será reforçada no local.

Depois de fazer uma visita técnica ao prédio, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) notificou a Secretaria de Administração solicitando providências urgentes, para conter os atos de vandalismo. A Fundarpe também recomendou a limpeza dos ambientes internos, vedação das portas de acesso da fachada frontal, recolocação dos tapumes e das telas de nylon e disponibilização de vigilância ostensiva 24 horas.

Ouça a reportagem na íntegra: