podcast

'LGPD na prática': podcast estreia em setembro na Rádio Jornal e simplica a Lei Geral de Proteção de Dados

O podcast será comandado pelo advogado e profissional de TI Marcílio Braz

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 14/09/2020 às 12:39
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor num momento em que muita gente esperava o adiamento do início da sua vigência para o próximo ano. Embora ainda não sancionada pelo presidente e com punições previstas só para 2021, a aprovação pelo Senado desencadeou uma corrida de escritórios especializados e empresas para se adequarem à legislação criada para proteger os dados dos usuários.

Para ajudar empresas, sites em geral e pessoas da área jurídica a entenderem melhor essa nova realidade, a Rádio Jornal estreia no dia 24 de setembro o podcast "LGPD na Prática".

No programa, o advogado e profissional de TI Marcílio Braz, da Privacy Academy, que ministra cursos sobre o tema há alguns anos, pretende dar um passo a passo para que as empresas implementem rotinas de autorização de uso e armazenamento dos dados dos clientes ou usuários. "A ideia é ensinar como fazer", explica Braz, que também trará convidados especialistas na área.

A temporada está prevista para durar dez episódios, exclusivos para o digital, que poderão ser acessados no site da Rádio Jornal ou nas principais plataformas de podcast (Spotify, Apple, Deezer e Google).

"Finalmente, ao que tudo indica, a LGPD vai entrar em vigor. Não da melhor forma, não com a melhor estrutura, não no melhor cenário... A Autoridade Nacional de Proteção de Dados ainda está no papel e estamos no meio de uma pandemia. Mas tudo indica que na próxima semana estará em vigor", destaca Braz.

Adequar-se a esse cenário virou tarefa urgente para qualquer um que utilize no seu negócio informações como telefone, email, endereço, fotos ou qualquer outro dado de seus clientes.

Podcasts

"LGPD na prática" é o quarto podcast exclusivo da Rádio Jornal para os meios digitais. Além desse focado na Lei Geral de Proteção de Dados, a Rádio Jornal oferece um podcast de humor, "Cindycast", estrelado por Cinderela, personagem criado pelo multi-artista Jeison Wallace. Outro conteúdo exclusivo é "Geraldo Freire e suas Histórias", inspirado no livro-biografia do comunicador e co-estrelado pelo jornalista Ciro Bezerra. A oferta de conteúdo recebe ainda uma contribuição de peso feita pelo Escrete de Ouro. "Na Cara do Gol" veio para substituir o NordestãoCast, sucesso durante a Copa do Nordeste, transmitida em Pernambuco pela TV Jornal/SBT.

Na área de podcasts do site da Rádio Jornal o ouvinte também pode conferir a íntegra dos principais programas que vão ao ar na emissora all news líder de audiência em Pernambuco, entre eles o Debate, o Passando a Limpo e o Consultório do Rádio Livre.