CONTRIBUINTE

Saiba como consultar o quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2020

Cerca de 3,2 milhões de contribuintes terão o valor da restituição do Imposto de Renda creditados em conta no dia 30 de setembro

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 23/09/2020 às 15:16
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (23) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2020. Mais de R$ 4,3 bilhões serão pagos a cerca de 3,2 milhões de contribuintes no dia 30 de setembro, quando o valor devido será creditado em conta.


Para saber se a sua declaração foi liberada neste quinto lote de restituição, é necessário acessar o site da Receita Federal. Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo disponibilizado pela Receita para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Prazo para resgate da restituição

O valor da restituição fica disponível no banco por um ano. Caso o contribuinte não realize o resgate dentro desse prazo, será necessário solicitar na internet o pedido de pagamento da restituição por meio de um formulário eletrônico, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço do Meu Imposto de Renda.

O que fazer se a restituição não for creditada

Caso o valor da restituição não seja creditado em conta, os contribuintes podem se dirigir pessoalmente até uma agência do Branco do Brasil, ou entrar em contato com a Central de Atendimento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.