TECNOLOGIA

Inteligência artificial usada no Hospital de Câncer de Pernambuco auxilia no diagnóstico precoce

Tecnologia pode ajudar em até 20% os profissionais do Hospital de Câncer de Pernambuco

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/09/2020 às 15:51
Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) conta com uma tecnologia de inteligência artificial que ajuda no diagnóstico precoce da doença. O software de computador vai auxiliar os médicos a detectar mais precocemente o câncer de mama.

Fábio Malta, superintendente Técnico do HCP, explica o funcionamento da ferramenta. “Através do cruzamento de um banco de imagens, de laudos desses exames radiológicos. No caso, aqui, a gente está falando da mamografia. Esse banco de dados mundial, onde vários centros do mundo enviam seus exames e na hora que você adentra nesse mundo da inteligência artificial os seus exames também passam a ir para esse banco e cruzar as imagens. Eles voltam com alguns sinais e identificações que vão ajudar o radiologista a detectar de forma mais precoce. Esses sinais são feitos através de scores de temperatura, como nós chamamos, e as imagens voltam mais sinalizadas onde o radiologista precisaria ter uma maior atenção”, detalhou.

Segundo Malta, pode ajudar em 20% o radiologista na hora de fazer o diagnóstico. “Imagine que a gente tem radiologistas super experientes e a gente pode acrescentar um plus a ele de 20% na sua acurácia na hora que ele analisa o exame que vem tratado pela inteligência artificial”, comentou.

Tecnologia

De acordo com Fábio Malta, a tecnologia começou a ser usada durante a pandemia com outro objetivo. “Inicialmente a gente começou com os raio-x de tórax, até em meio a essa pandemia. Foi muito utilizado com outro foco, não o oncológico”, contou.

A tecnologia pode ser aplicada, futuramente, em outros exames. “A própria empresa, que é uma startup aqui do Recife, que está em parceria com o Hospital de Câncer, vem tentando desenvolver essa tecnologia em exames como tomografia computadorizada”, disse.

Como ajudar o HCP

O Hospital de Câncer de Pernambuco funciona na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, no Recife. Para ajudar a instituição filantrópica é só ligar no telefone (81) 3217.8290 ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].