SJCC

Rádio Jornal sabatina candidatos e abre debate sobre as eleições 2020

Sabatinas da Rádio Jornal começam na próxima segunda-feira (28) com os candidato a prefeito do Recife

Atualizada no dia 26 de setembro às 10h46
Atualizada no dia 26 de setembro
às 10h46
Publicado em 25/09/2020 às 14:53
Reprodução/Rádio Jornal Caruaru
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Caruaru

O Sistema Jornal do Commercio (SJCC) segue com a missão de afirmar o jornalismo como ferramenta necessária para o processo eleitoral. Esclarecendo, discutindo, entrevistando, checando e debatendo, o SJCC vai ajudar a revelar ao eleitor quem são os candidatos no pleito 2020.

A cobertura na Rádio Jornal começa na segunda-feira (28), com as sabatinas com os prefeituráveis do Recife. As datas das entrevistas foram estabelecidas por sorteio durante reunião virtual com representantes dos candidatos.

Os concorrentes vão ser entrevistados por Geraldo Freire e jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, das 10h30 às 12h.

As entrevistas com os candidatos do Recife vão seguir até o dia 5 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira. Na sequência, vão ser realizadas as sabatinas com os prefeituráveis de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a empresa precisou criar protocolos para garantir a segurança dos candidatos e dos entrevistadores. “Com relação às sabatinas, nós tomamos todos os cuidados para que o mínimo de pessoas estivesse dentro da empresa ou circulasse pelas suas dependências. No estúdio da Rádio Jornal, que será todo higienizado como fazemos diariamente, permanecerão o mínimo de pessoas possível, todas usando máscara e protetores faciais. Apenas na hora da entrevista, na hora da fala, candidatos e entrevistadores poderão tirar as máscaras. Isso se repetirá com todos eles. É uma medida segura”, detalhou Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal.

TV Jornal

Na TV Jornal, além das reportagens especiais, uma série de entrevistas começa em 12 de outubro, com os candidatos à Prefeitura do Recife. O eleitor vai poder conhecer as propostas dos concorrentes durante o TV Jornal Meio-Dia.

Confere.ai

A cobertura das eleições municipais deste ano, pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, não ficará restrita apenas aos debates e sabatinas. Uma ferramenta de checagem de notícias foi lançada com o objetivo de ajudar o eleitor a escapar da desinformação no período eleitoral.

O Confere.ai foi desenvolvido por uma startup e pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) junto ao SJCC. A diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges, explica o funcionamento da plataforma. “É extremamente útil para checar mentiras que correm soltas, por exemplo, em época de covid, e que a gente sabe que vão proliferar demais nas eleições”, destacou.

JC

O Jornal do Commercio está fazendo a cobertura diária das atividades dos candidatos e discutindo os principais desafios dos futuros prefeitos em reportagens especiais, como explica Laurindo Ferreira, diretor de Redação do JC. “É esse o debate que a gente quer levantar: qual é a responsabilidade dos prefeitos e o que eles podem fazer nessa agenda que pode ser federal, mas ela começa no município, porque as carências começam no município”, disse.

Este ano, mais uma vez, o Jornal do Commercio em parceria com o Ibope fará a divulgação de pesquisas eleitorais no Recife, com intenções de votos para a prefeitura da capital pernambucana, além da avaliação da gestão atual.