ELEIÇÕES 2020

Confira o calendário de sabatinas com os candidatos à Prefeitura do Recife na Rádio Jornal

Sabatinas da Rádio Jornal começam na próxima segunda-feira (28)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/09/2020 às 10:19
Reprodução/Rádio Jornal Caruaru
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Caruaru

A Rádio Jornal inicia, a partir desta segunda-feira (28), as sabatinas com os candidatos a prefeito do Recife. São 11 postulantes ao cargo de gestor da capital para o período 2021/2024. A sabatina presencial com os candidatos será realizada de segunda a sexta-feira, 10h35 às 12h.

Além do comunicador Geraldo Freire, a entrevista terá a participação de um jornalista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. As datas das entrevistas foram estabelecidas por sorteio durante reunião virtual com representantes dos candidatos.

Confira a ordem e os horários de cada sabatina:

Protocolo de segurança

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a empresa precisou criar protocolos para garantir a segurança dos candidatos e dos entrevistadores. “Com relação às sabatinas, nós tomamos todos os cuidados para que o mínimo de pessoas estivesse dentro da empresa ou circulasse pelas suas dependências. No estúdio da Rádio Jornal, que será todo higienizado como fazemos diariamente, permanecerão o mínimo de pessoas possível, todas usando máscara e protetores faciais. Apenas na hora da entrevista, na hora da fala, candidatos e entrevistadores poderão tirar as máscaras. Isso se repetirá com todos eles. É uma medida segura”, detalhou Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal.

Eleições 2020

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 15 de novembro e, se necessário, o segundo turno em 29 de novembro. Ao todo, 1.157.324 eleitores estão aptos a votar no Recife. As mulheres na faixa etária dos 30 aos 39 anos e com o ensino médio completo são a maioria do eleitorado na capital.

Confere.ai

A cobertura das eleições municipais deste ano, pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, não ficará restrita apenas aos debates e sabatinas. Uma ferramenta de checagem de notícias foi lançada com o objetivo de ajudar o eleitor a escapar da desinformação no período eleitoral.

O Confere.ai foi desenvolvido por uma startup e pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) junto ao SJCC. A diretora de Estratégias Digitais do SJCC, Maria Luiza Borges, explica o funcionamento da plataforma. “É extremamente útil para checar mentiras que correm soltas, por exemplo, em época de covid, e que a gente sabe que vão proliferar demais nas eleições”, destacou.