Sabatina

Charbel Maroun (Novo) defende parcerias público-privadas nos serviços do Recife

Durante a sabatina, Charbel defendeu a revitalização do Recife e a diminuição de impostos; confira

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 29/09/2020 às 11:10
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

O candidato do partido Novo à Prefeitura do Recife, Charbel Maroun, participou na manhã desta terça-feira (29) do segundo dia das Sabatinas da Rádio Jornal. Na ocasião, o postulante respondeu às perguntas de Geraldo Freire, o Comunicador da Maioria, e do jornalista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) Felipe Vieira.

A incorporação das autarquias ao município e a mobilidade dos recifenses foram temas abordados pelo candidato. A proposta de Charbel é fazer com que o Consórcio Grande Recife funcione e atenda a demanda da população, mas, caso isso não aconteça, ele irá retirar o município do consórcio.

"Pretendo incorporar as funções das autarquias na administração direta ao município. Na minha gestão, a prefeitura irá retomar essas funções. Não é terceirizar a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), por exemplo. Já sobre a mobilidade, pretendo assumir a responsabilidade do transporte público. Assim, o município vai ficar na fiscalização do serviço e a execução continuará na iniciativa privada", explicou.

 

O candidato também disse querer recuperar o protagonismo do Recife no transporte urbano.

Saneamento básico

Charbel Maroun defendeu que o saneamento básico é um dos principais problemas do Recife. "É o problema que não dá voto, por isso ninguém quer fazer. Temos que resolver isso na cidade". Em sua proposta, ele garantiu que até 2030 "90% da população teria saneamento básico".

 

Parcerias com iniciativa privada

Em seu plano de governo, o candidato defende as parcerias com iniciativa privada. Na sabatina, ele explicou sobre seu ponto de vista.

"A gente propõe parcerias com iniciativa privada para melhorar a qualidade do serviço público. Nós queremos entregar serviços públicos com qualidade de serviço privado", defendeu o candidato de direita liberal.

Revitalização do Centro do Recife

Sobre a revitalização da capital pernambucana, Charbel Maroun (Novo) sustentou que a população precisa ir para o Centro. Para isso acontecer, ele sugere que haja reformas de prédios e edifícios no local.

"Para revitalizar é preciso de gente. As pessoas morando no Centro, faz com que o local ganhe vida e haja também revitalização do comércio. Vamos fazer isso com a Parceria Público-Privadas (PPP)", garantiu.

Com as PPPs, ele prometeu que fará a prefeitura trabalhar para o cidadão e não ao contrário. "Vamos facilitar a vida de quem quer morar e empreender no Centro", completou.

 

Impostos

Por fim, o postulante falou sobre a vontade de reduzir os impostos na capital pernambucana. "Nossa proposta é reduzir os impostos do Recife. No final da minha gestão, irei entregar o município com a menor carga tributária e a menor alíquota de impostos do Brasil", falou.