DENÚNCIA

Moradores de Jaboatão denunciam descaso na orla das praias da cidade

Nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada os moradores denunciam a falta de manutenção dos calçadões e de equipamentos públicos como academias

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 29/09/2020 às 15:58
Bobby Fabisak / JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak / JC Imagem

Moradores do município de Jaboatão dos Guararapes, localizado na Região Metropolitana do Recife, reclamam do descaso do poder público nos 8,5 KM de orla que cortam as praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Quem passa pelo local se queixa de problemas que são antigos, como a situação das placas de sinalização que alertam para o risco de ataque de tubarão, que estão enferrujadas e comprometidas, o que dificulta a leitura dos banhistas.

Na praia de Candeias, o calçadão tem apenas 1000 metros. Um problema e tanto para quem pratica atividades físicas, como caminhadas ou corridas. O aposentado Joaci Gomes comenta sobre a dificuldade enfrentada no local. “Está pequeno, está curto. Tem alguns lugares estragados, já. Uma parte mais alta, outra mais baixa”, relatou.

Em uma academia pública, no mesmo calçadão, alguns equipamentos estão quebrados e sem manutenção. Alguns moradores têm se virado como podem para exercitar o corpo, como é o caso da dona de casa Mônica Silva. “É muito complicado. Porque a gente precisa fazer exercício. E nem todo mundo tem condição de apagar academia. Aí a gente tem que fazer assim, mesmo”, explicou.

Na praia de Barra de Jangada, o calçadão não existe. Os pedestres dividem a ciclofaixa com ciclistas. Em Piedade, para caminhar na calçada, é preciso desviar dos buracos que estão por toda parte. Além dos bancos, que estão com as ferragens praticamente expostas.

Requalificação

O secretário executivo de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município, André Trajano, afirma que já existe um projeto para a requalificação de toda orla, com previsão de início das obras ainda para este ano. “Entre esse projeto, além da conclusão de calçamento, de ciclofaixas e espaços para caminhadas, teremos também espaços para esportes e lazer", prometeu.

O secretário disse ainda que a troca das placas que alertam para os riscos de ataques de tubarão na região não é de responsabilidade da gestão municipal.