EVENTOS

Teatros do Centro de Convenções de Pernambuco retomam atividades nesta quinta-feira (1)

Espaços devem funcionar respeitando as regras de até 100 pessoas por sala, ou de 30% da capacidade máxima dos teatros

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 30/09/2020 às 15:47
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Com a retomada gradual de eventos no estado após meses de interrupção por causa da pandemia da covid-19, o Centro de Convenções de Pernambuco, localizado na cidade de Olinda, volta a receber atrações a partir desta quinta-feira (1). O complexo de teatros que compõe o Guararapes, Brum e Ribeira passa a contar com a realização de produção de eventos. Somente o Teatro Beberibe permanecerá fechado, em virtude de uma reforma no palco.

O funcionamento do Centro de Convenções foi liberado depois do aval da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). O órgão assegurou que o Centro está apto a receber eventos, mas dentro dos critérios de até 100 pessoas, ou trinta 30% da capacidade máxima do local, que é administrado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O presidente da instituição, Antônio Neves Baptista, detalha os protocolos para realização dos eventos nos teatros.

“Os protocolos do selo turismo seguro serão aplicados tanto para as pessoas que trabalham diretamente no Centro de Convenções, quanto para aqueles que são os organizadores dos eventos, e também para o público final, que vai participar do evento. Assim existem medidas previstas, como o distanciamento social, a higienização das mãos, uso de máscaras, e a colocação dos dispensers com álcool em gel, fazendo com que todos possam ser devidamente higienizados”, explicou.

O presidente acredita que os eventos corporativos devem compor essa primeira etapa de retorno dos teatros. A limpeza dos espaços em geral é de responsabilidade da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). Mas vai haver fiscalização para cumprimento das regras de sanitização por parte dos organizadores dos eventos, como explica Antonio Neves.

“A limpeza geral e a higienização básica do Centro de Convenções e dos seus espaços é responsabilidade da Empetur. Nós temos uma equipe de limpeza aqui, constante. Mas a disponibilização de equipamentos complementares de combate à covid é por conta do realizador do evento. Dentro de cada espaço eles terão que determinar o seguimento das regras, a colocação do álcool em gel por meio dos totens, os tapetes sanitizantes na entrada de cada uma das salas, e assim por diante. Teremos uma equipe de fiscalização e o organizador que não vier a cumprir, será chamado a atenção para que tudo seja observado”, finalizou.

Retomada de atividades culturais em Pernambuco

A retomada gradual dos eventos, incluindo cinemas e atrações sociais e culturais passou a valer na última segunda-feira (28). A reabertura parcial do setor é válida para as cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, além de trinta e dois municípios do Agreste, entre eles Caruaru, Bezerros e Gravatá.