Boa Viagem

Prefeitura do Recife recebe projeto de requalificação dos quiosques da Orla de Boa Viagem

A obra de modernização não terá custos à gestão municipal pois é uma iniciativa privada

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 02/10/2020 às 9:51
Reprodução
FOTO: Reprodução

A requalificação dos quiosques da Orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, teve avanços. A Prefeitura da cidade recebeu o projeto desenvolvido para os 60 equipamentos, dispostos ao longo dos 8 km da praia. A obra será realizada através de um termo de cooperação firmado entre a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) e a iniciativa privada, sem custos à gestão municipal.

O projeto é assinado por uma equipe liderada pelo arquiteto recifense Bruno Ferraz e conta com o historiador Leonardo Dantas, o xilógrafo Severino Borges e o presidente da Associação Pelo Cordel em Pernambuco (Acordel), Felipe Junior, que vai selecionar cordelistas para desenvolver os textos.

Parte da história, cultura e tradição regional estará estampada nos equipamentos, que terão versos contando fatos marcantes da história recifense, que comemora 500 anos em 2037, desenhos com grafismo de Cordel, além de um painel de azulejos com o desenho do antigo calçadão da orla. Beleza e funcionalidade caminham juntas.

Desenvolvimento

O projeto final foi desenvolvido pelo arquiteto recifense Bruno Ferraz, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1985 e que já foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em Pernambuco e vice-presidente do IAB nacional, além de ser fundador do escritório B'Ferraz Arquitetura, com importante atuação no Estado há mais de 20 anos. O trabalho foi feito em parceria com o historiador e escritor Leonardo Dantas, com vasta contribuição para o registro histórico do Recife e mais de 30 livros publicados sobre fatos da capital pernambucana. Ele será o responsável por elencar 60 fatos marcantes da história recifense, formando uma cronologia ao longo de toda a orla. A xilogravura de cada equipamento será de Severino Borges e o cordel será feito por 60 cordelistas. O material foi contratado pela ABCR e levado para à Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), responsável pela articulação do processo.

Custos

Não haverá custos à gestão municipal, uma vez que a execução será feita em parceria com uma empresa particular selecionada pela ABCR. A manutenção dos quiosques passará a ser de responsabilidade de cada permissionário. Participaram do processo também as secretarias de Infraestrutura e de Turismo, Esportes e Lazer. A modernização será custeada por meio de patrocínio. Toda a legislação para a implantação das peças publicitárias na orla foi debatida e aprovada pela gestão municipal, com o objetivo de manter a estética da cidade. Os detalhes do acordo foram publicados no Diário Oficial do Município em agosto.

Projeto

Segundo o projeto, os novos quiosques aliam beleza, modernidade, sustentabilidade e funcionalidade. Cada um dos 60 equipamentos terá painel de energia solar e balcão acessível para cadeirantes. Eles serão confeccionados em concreto resistente e vão garantir a segurança, durabilidade, facilidade na manutenção e rapidez na construção. O design vai permitir sombra e o abrigo da chuva para os frequentadores. O tamanho é semelhante aos que existem hoje. Cada um vai contar também com uma área para depósito, hoje inexistentes, além de toda a estrutura elétrica e hidráulica necessárias.

Bancos da Orla

A orla de Boa Viagem está passando por intervenções promovidas pela Prefeitura do Recife para substituir os bancos de concreto que compõem o calçadão da praia, oferecendo assim maior conforto e segurança aos usuários. O serviço teve início no último dia 31, com a demolição do primeiro trecho para a implantação dos novos bancos. As obras estão a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e receberão investimentos R$ 2,1 milhões. Os bancos estão sendo fabricados de acordo as regras Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para assegurar maior durabilidade de concreto em meios considerados agressivos como o da orla, pois apresentam alta salinidade, incidência de chuvas e intensidade alta de sol.