Turismo

Secretário de Turismo de Pernambuco fala sobre recuperação e volta de atividades turísticas

Mesmo com pandemia do novo coronavírus, Rodrigo Novaes se mostra otimista na recuperação do setor de turismo no estado

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 06/10/2020 às 10:23
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

Em entrevista ao Passando a Limpo desta terça-feira (6), o secretário de Turismo de Pernambuco Rodrigo Novaes falou sobre o panorama do setor de turismo no estado.

“Existe um processo complicado e difícil no qual todos os setores da economia estão passando. O setor de turismo tem algumas peculiaridades mais difíceis porque o fluxo de pessoas é o que coloca em risco a disseminação do vírus” disse

Segundo o secretário mais de 80% dos hotéis ficaram fechados por conta da pandemia de covid-19.

“Esses hotéis fecharam por conta do mercado, justamente por não ter procura. É um desafio muito grande, especialistas falam que iremos voltar à normalidade só em 2023. Temos algumas sinalizações importantes que nos fazem imaginar que, no próximo ano, em 2021, já tenhamos a volta à normalidade, mais tardar no meio do ano” afirmou.

O secretário se mostrou positivo com o caminho que o setor vem traçando no Estado.

“A sinalização deste ano já tem sido muito positiva, as pessoas estão ficando com menos medo e tem procurado desparecer, viajar. Para se ter uma ideia já voltamos com 116 voos agora no mês de outubro de 202 que tinhamos antes da pandemia. É um aumento de 40% em relação ao mês de setembro para outubro.”

Ele ainda completou falando que é preciso mostrar aos turistas que Pernambuco é capaz de tomar as medidas de prevenção contra o coronavírus para que as atividades turísticas possam voltar de forma segura.

“O plano de reabertura com a covid já permitiu a reabertura de vários equipamentos culturais, museus. Aos poucos vamos voltando, com muitos cuidados, mostrando ao turista daqui de Pernambuco e de fora que temos protocolos bem elaborados que está sendo cumprido. A gente vê com animação essa sinalização positiva dos próximos meses” contou.

Confira a entrevista na íntegra: