Eleições 2020

Candidato do PDT à Prefeitura de Olinda, Guto Santa Cruz quer contratar mais profissionais via concurso público

Guto falou de suas propostas para buscar melhorias para a cidade

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 07/10/2020 às 12:00
Beto dlc/JC Imagem
FOTO: Beto dlc/JC Imagem

Durante participação na sabatina da Rádio Jornal nesta quarta-feira (7), o candidato à Prefeitura de Olinda Guto Santa Cruz (PDT) afirmou que, caso seja eleito, quer contratar mais profissionais através de concursos públicos para compor quadros da cidade.

Guto criticou a defasagem no quadro de funcionários municipais, que prejudicaria a cidade de Olinda com falta de mão de obra para serviços como educação e saúde.

"Hoje, no apanhado que a gente conseguiu fazer, com os dados frios da cidade, a gente conseguiu identificar um grande problema nos quadros: apenas 5495 funcionários ativos e mais de 4027 cargos vagos. Quando você pensa que esses cargos estão economizando para a gestão, muito pelo contrário. Tem cargos que de fato devem estar vagos e até excluídos da pauta administrativa. Mas tem outros cargos que não podem ficar vagos, como professores, médicos, enfermeiros, odontólogos. É inadmissível nós termos essa lacunosidade de profissionais tão importantes.”

Leia também: “Quero ser prefeito de Olinda para escrever a minha história”, diz Armando Sérgio (Avante), candidato pela quarta vez

Professor Lupércio diz que, "se tudo correr bem", quer fazer o Carnaval 2021 em Olinda

Estreante na política, Celso Muniz (MBD) quer aproximar Prefeitura de Olinda do setor privado

Com histórico de militância na esquerda, Guto Santa Cruz é advogado e vem de uma família com atuação política em Pernambuco, como o tio Marcelo Santa Cruz. Afirmou ser muito amigo do deputado federal Túlio Gadelha, também do PDT, e que quer ouvir a população olindense para solucionar problemas antigos.

“Eu tenho um conceito de uma cidade inteligente, criativa, sustentável, com a escuta da população. Não adianta a gente dizer que tem a receita pronta e não ouvir a necessidade que do povo tem. Não fui pro Legislativo porque me considero hoje um jovem, um trabalhador como todos os cidadãos de Olinda mas, além disso, a gente vê que as últimas gestões da cidade, nos últimos 20 anos, entra gestão e sai gestão e a população de Olinda continua com as mesmas necessidades.”

Guto também afirmou quer focar em políticas que possam incluir uma maior participação de mulheres e ações para elas na cidade.

“Eu quero privilegiar, na nossa caminhada e na nossa construção, primeiro, as mulheres, que são essa parcela da sociedade que precisa ser incluída, precisa ser projetada para esse governo. Porque é delas que advém todo o sucesso de uma grande cidade. Eu costumo dizer que a mulher é muito mais inteligente que o homem, e não é da boca pra fora. No nosso plano de governo, a gente já falou que vai criar uma Secretaria de Mulheres, com orçamento. Esse local de fala a gente vai garantir.”

Guto disse que quer apoio do governo estadual para construir uma Delegacia da Mulher em Olinda. “É outra carência e necessidade. E lógico que a gente tem que compreender a segurança pública de forma mais ampliada. A Constituição diz que a segurança pública é questão do estado, mas a gente precisa dar nossa contribuição enquanto município, com a guarda municipal, que possa fazer rondas em locais como eixos principais como corredores de banco, que vem de Rio Doce, Jardim Atlântico, Casa Caiada, Bairro Novo, como também Peixinhos, com corredores de comércio e serviços.”

 

Para o turismo, Guto Santa Cruz diz que quer buscar investimentos para que façam o turista aproveite mais o município. “Olinda é um celeiro de artistas e produtores culturais e tem um cinema fechado. A proposta é capacitar e estruturar o turismo, trazer financiamentos e hotéis de cinco estrelas para a cidade pra fazer com que o turista fique mais tempo na cidade.”

Ouça a sabatina com o candidato Guto Santa Cruz à Prefeitura de Olinda na Rádio Jornal na íntegra: