MISTÉRIO

Polícia Federal investiga sementes misteriosas vindas da China

A recomendação é de que as pessoas que receberam ou que venham a receber as sementes misteriosas não abram o pacote com o material

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 08/10/2020 às 17:47
Divulgação/Mapa
FOTO: Divulgação/Mapa

A Polícia Federal está investigando um pacote enviado da China com sementes misteriosas. O material foi levado para uma casa localizada no bairro de Cajueiro Seco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, explica como o material e a pessoa que recebeu foram identificados.

“Essa apreensão foi detectada pelo Ministério da Agricultura local, e já foi devidamente encaminhado para ser dados os procedimentos com relação a identificação de onde veio essas sementes. A gente já detectou que ela fez uma compra pela internet, através de um site da China, em Taywan, e aí veio também essas sementes. Veio detectar isso 20 dias depois, e colocou essa informação na internet. Por isso que a gente vai entrar em contato com ela, para que ela possa fazer todos os procedimentos cabíveis, a fim de entregar essas sementes”, explicou.

Riscos para a agricultura

Este é o terceiro caso que acontece em Pernambuco. O primeiro foi registrado há 20 dias, na cidade de Águas Belas, no Agreste do estado. Outro pacote contendo as sementes também foi identificado no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul. Mais de 250 sementes já foram enviadas para o Brasil. Segundo o Giovani Santoro, é perigoso estar da posse dessas sementes, que ainda são desconhecidas.

“Detectou-se bactérias, detectou-se fungos que podem prejudicar a agricultura. Então, quando as pessoas pegam essas sementes, sem saber se elas realmente são apropriadas, ou não, e cultiva, pode causar um prejuízo muito grande para a agricultura. E é isso que o Ministério da Agricultura não quer, juntamente com a Polícia Federal. A gente está monitorando. Principalmente a gente fica com o trabalho no aeroporto, nos Correios, com a Receita Federal, Secretaria da Fazenda, para evitar que essas sementes venham e possam causar prejuízo ao nosso agronegócio", disse.

Pacotes com sementes devem ser devolvidos

O chefe de comunicação da Polícia Federal faz alerta para quem receber o material, que não deve ser violado e precisa ser entregue imediatamente ao Ministério da Agricultura local.

“Recebeu essas sementes, que não sabe a origem e também não solicitou, mesmo porque existe uma fiscalização muito forte com relação a essas sementes que vêm de outros países, (...) não se pode plantar de forma nenhuma. Recebeu, tem que encaminhar para o Ministério da Agricultura (...) É importante que a população que recebeu ou receberá qualquer tipo de semente, vindo principalmente da China ou de Taywan, possa não abrir esse conteúdo, porque pode causar sérios prejuízos. Até mesmo descartando no lixo, de a semente germinar”, recomendou.

Ministério da Agricultura

Caso receba pacotes contendo as sementes misteriosas, o telefone do Ministério da Agricultura local para saber mais informações de como entregar o material é O 3321-5462.