volta às aulas

Retorno das atividades presenciais do ensino médio tem poucos alunos em Pernambuco

As aulas da rede estadual, educação infantil e ensino fundamental ainda não retornaram

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 20/10/2020 às 12:32
Yacy Ribeiro/Jc Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/Jc Imagem

O retorno às atividades presenciais dos estudantes segue movimentando a vida de professores, pais e alunos em Pernambuco.

Nesta terça-feira (20), em um colégio particular na cidade do Recife, o retorno do primeiro ano do ensino médio foi com poucos estudantes em salas de aula.

Em uma das turmas, da instituição, apenas nove alunos decidiram voltar. No entanto, os estudantes que voltaram disseram que sentiam falta das atividades presenciais. Segundo eles, as aulas online não geram o mesmo rendimento.

De acordo com a diretora de ensino do colégio, Daniela Teobaldo, as turmas do 1º ano foram divididas em grupos. Além disso, as aulas acontecem de forma híbrida, ou seja, enquanto o professor realiza a aula presencial, uma parte dos alunos acompanha o conteúdo em casa.

Escolas estaduais

Diferente dos colégios de ensino médio da rede particular, as escolas estaduais ainda não voltaram com as atividades presenciais. Segundo o governo do estado, o retorno das aulas está programado para esta quarta-feira (21), mas parte dos professores decidiu decretar estado de greve após assembleia realizada pela categoria.

Mesmo com a decisão dos profissionais de educação, o estado mantém a proposta de retorno. O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, afirmou que a segurança para alunos e funcionários está garantida.

“Nós temos trabalhado nos últimos meses nesse processo de preparação, aquisição de máscaras. De diversos ítens. Preparação das escolas, separação de pias. Recentemente fizemos várias visitas e as escolas estão sim preparadas” disse.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). a greve começa nesta quarta feira (21) e não abrange as atividades remotas.

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Já em relação ao retorno dos ensinos infantil e fundamental o governo decidiu prorrogar a suspensão em todo estado até o dia 31 deste mês, como esclareceu Fred Amâncio.

“Nós já estamos estudando esse processo de retomada para o ensino fundamental. Essa decisão será tomada pelo comitê de enfrentamento à covid, pelo governador do estado, mas estamos trabalhando na volta do ensino fundamental e educação infantil”, destacou.

Ouça a reportagem de Natalia Hermosa: